sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SEMINFO discutiu novas tecnologias - Torres



SEMINFO
Atualização e interação, estas são as palavras que melhor traduzem a 8ª edição do SEMINFO – Seminário de Informática da ULBRA. O evento aconteceu de 13 a 15 de novembro, na ULBRA Torres, reuniu cerca de 250 pessoas e expôs trabalhos de pesquisa dos mais diversos estados do país, como Tocantins, Amazonas, Roraima, Mato Grosso do Sul e da capital federal, Brasília.

A programação do evento teve início na sexta-feira, 13, com a palestra Redes Sociais, ministrada porFranz Figueroa aos coordenadores inscritos no III FGCoordI – Fórum Gaúcho de Coordenadores de Cursos de Informática. Além do FGCoordI, outros três sub-eventos integraram a programação do Seminfo 2009, acontecendo paralelamente as atividades do seminário: VIII Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso; III WEI Tchê (Workshop de Educação em Informática); e C2S TI – Concurso de Cases de TI.
Sábado pela manhã foi a vez das oficinas e mini-cursos, com salas lotadas. Encerradas estas atividades, houve almoço de integração e, em seguida, foi realizada no auditório do campus a cerimônia de abertura oficial da 8ª edição do Seminário, com a participação do diretor da ULBRA Torres, Luís Antônio Longo.
Um painel de abertura, com o tema Convergências Tecnológicas, deu segmento a programação do segundo dia de evento. Paulo Ricardo Rocha, Diretor de Interiorização da SEPRORGS, Julio Ferst, Diretor Técnico da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e Fabiano M. Correa, Consultor de Projetos Especiais da Vivo, foram os convidados ilustres do painel, que discutiu a rápida evolução tecnológica e as tendências nas áreas da informática e da tecnologia para os próximos anos.
Uma novidade chamou a atenção dos participantes do Seminfo 2009. Enquanto se discutia os avanços da informática em painéis, palestras e sessões técnicas, acadêmicos e professores eram convidados a, simultaneamente, postar breves comentários e expressar sua opinião sobre os temas através da rede social mais comentada da atualidade, o microblog twitter. Com seus notebooks conectados através da internet wireless, os participantes postavam mensagens, transmitidas em tempo real por um telão instalado no auditório e para todo o mundo através da rede mundial de computadores.
O evento foi uma realização dos cursos da área de Informática da ULBRA, com a co-participação de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado, que auxiliam na sua organização e divulgação.

Fonte e Foto: Site da Ulbra Torres

Nenhum comentário: