sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Temporal no Litoral

O Litoral Norte sofre ainda as conseqüências dos fortes ventos da quinta-feira, como a falta de energia elétrica e acesso restrito à rede telefônica. Muitos moradores tiveram que abandonar suas residências e permanecem desalojados. A situação nos municípios é caótica, as prefeituras de Tramandaí, Balneário Pinhal, Três Cachoeiras, Capão da Canoa, Xangri-lá, Arroio do Sal, Três Forquilhas e Cidreira decretaram estado de emergência. A chuva de hoje só agravou os problemas.


Conforme informei ontem aqui no blog, o vendaval afetou centenas de telhados em Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Xangri-Lá e Tramandaí. Muitos veranistas foram conferir hoje o estado de suas casas. No final de semana, o vento dará uma trégua, com pancadas de chuva esparsas, permitindo que moradores e veranistas sigam para o litoral e providenciem os primeiros consertos.

Tramandaí
O vento chegou a atingir 133 km/h, tal proporção nunca havia sido registrada anteriormente. 9 mil construções foram atingidas e 80 pessoas ficaram feridas. O hospital da Ulbra, por exemplo, teve estragos em uma ala inteira, remanejando inclusive pacientes.

Balneário Pinhal
O balneário foi uma das cidades que mais sofreu com a tempestade. A energia elétrica está funcionando em alguns pontos e o fornecimento de água está controlado.

Xangri-lá
O município está em situação de emergência. A comunidade ainda sente o efeito dos estragos. Foi lá que duas escolas foram atingidas, felizmente as crianças não sofreram riscos. Vários comércios também sofreram sérios danos, e a Prefeitura segue verificando os problemas que estão espalhados pelo município. Segundo informações veiculadas na imprensa Guará foi o distrito que sofreu mais prejuízos. Moradores de Rainha do Mar me informaram que no início da ventania providenciaram tijolos em cima das telhas para amenizar o prejuízo.

Imbé
O município ainda contabiliza os prejuízos. Nesta sexta-feira servidores da Prefeitura foram dispensados por causa de risco de novo temporal. São contabilizadas mais de 500 famílias com prejuízo.

Cidreira
A cidade também contabiliza os prejuízos e trabalhou muito nesta sexta-feira para verificar e amenizar os estragos. Um destelhamento em uma escola deixou 30 pessoas feridas sem gravidade. Foram contabilizadas ainda algumas residências com atingidas.

(Confira algumas fotos nos post mais abaixo)

Com resumo de informações divulgadas na imprensa.


Nenhum comentário: