sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Torres tem Festa do Marreco no final de semana




Neste final de semana, nos dias 28 e 29 de novembro, acontece a 5ª edição da Festa Regional do Marreco de Pequim (Ferema), no CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João em Torres. Para quem já é adepto da carne leve e saborosa que conquistou o sul do país, ou quer provar para conhecer, vale conferir a programação.


No sábado e no domingo será servido um café rural, organizado pelo Clube de Mães do Campo Bonito, uma oportunidade de experimentar a culinária típica do interior do município. O fechamento da noite fica por conta do I Villa`s Chop Fest, no Salão Paroquial São José Operário. No domingo, a dica é o famoso almoço à base de carne de marreco de pequim, a partir das 11h30. Durante a tarde acontecem os Jogos Marrecolímpicos, uma arena recebe várias brincadeiras em que os participantes saem sujos de lama, clara e gema de ovo. São jogos como Caça ao Marreco na Lama, Arremesso de Ovo, Corrida do Marreco e Futebol de Sabão. Promete boas risadas. Além disso, durante todo o dia vai acontecer uma Feira de Indústria e Comércio, que possui praça de alimentação.

Mais sobre a importância do evento

O marreco de pequim se tornou um eficiente auxiliar dos produtores de arroz de Torres. Introduzida na lavoura após a colheita, a ave come sementes de plantas invasoras e caramujos, ao mesmo tempo em que revolve e aduba a terra, deixando-a quase pronta para o plantio seguinte. Ao fim do ciclo, é necessário abater a ave, surgindo então à ideia de realização da festa. A técnica também proporciona um equilíbrio ecológico, pois dispensando o uso de defensivos agrícolas e melhora a fertilidade do solo. É uma prática simples, acessível e ideal para pequenos agricultores porque requer baixo investimento, limitando-se à compra de marrecos e ao uso mínimo de mão-de-obra na condução e manejo dos animais na área de lavoura.

Com informações da Pref. Mun. de Torres
Banner: Divulgação

Nenhum comentário: