quinta-feira, 26 de novembro de 2009

FEREMA - Torres

 
Neste final de semana , 28 e 29, acontece a  Festa Regional do Marreco de Pequim de 2009 ,  no CTG Porteira Gaúcha, Vila São João, em Torres. Essa será a quinta edição do evento que tem por objetivo divulgar o consumo da carne e do ovo do marreco, além da farinha do arroz. Serão dois dias de festa com variada programação para os visitantes, que inclui degustação de comida à base de marreco e arroz produzidos em Torres, café rural, com pães, cucas salgados e doces produzidos pelas comunidades da zona rural, exposição de artesanato, baile e tarde dançante, além dos divertidos jogos Marrecolímpicos.

Este ano, a Festa Regional do Marreco de Pequim (Ferema) consta no calendário estadual de eventos da Secretaria Estadual do Turismo, sendo mais uma atração turística para o Estado e para Torres. A comissão organizadora da festa é composta pelo Grupo de Mulheres Agricultoras de Rio Verde, Prefeitura de Torres, Cooperverde e Emater.
O marreco de pequim se tornou um eficiente auxiliar dos produtores de arroz de Torres. Introduzida na lavoura após a colheita, a ave come sementes de plantas invasoras e caramujos, ao mesmo tempo em que revolve e aduba a terra, deixando-a quase pronta para o plantio seguinte. Ao fim do ciclo, é necessário abater a ave, surgindo então à ideia de realização da festa. A técnica também proporciona um equilíbrio ecológico, pois dispensando o uso de defensivos agrícolas e melhora a fertilidade do solo. É uma prática simples, acessível e ideal para pequenos agricultores porque requer baixo investimento, limitando-se à compra de marrecos e ao uso mínimo de mão-de-obra na condução e manejo dos animais na área de lavoura.

Local: CTG Porteira Gaúcha, Vila São João - Torres
Contato: Secretaria MUnicipal da Agropecuária e Pesca: (51) 3664-1411 ramal 256

Fonte e Banner: Pref. Mun. de Torres

Nenhum comentário: