segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Temporal no Litoral - Governadora recebe prefeitos do Litoral Norte


Governadora reunida com prefeitos do Litoral Norte
A governadora Yeda Crusius recebeu, nesta segunda-feira (23), cerca de 14 prefeitos, na Casa Militar do Palácio Piratini, para discutir as próximas ações da Defesa Civil de auxílio humanitário aos municípios atingidos pelos temporais no Rio Grande do Sul. Yeda ouviu agradecimentos pela rapidez com que o Estado tem prestado socorro às localidades afetadas e salientou a importância do trabalho conjunto do governo estadual e dos municípios para agilizar o enfrentamento dos eventos climáticos.

"Graças ao relato que os prefeitos me trazem, é possível dar continuidade à relação mútua que gera resultado para as comunidades. Conseguimos, através da Defesa Civil, ter agilidade imediata e pensar no futuro de maneira estrutural, que é a marca deste governo", frisou.

Os prefeitos receberam formulários onde devem constar os levantamentos dos prejuízos sofridos pelos municípios, para que as informações sirvam de base para o documento final que precisa ser enviado à Defesa Civil Nacional. Este procedimento é necessário para que os municípios em estado de emergência possam receber recursos federais.

Para a governadora, trabalhar em sintonia com as comunidades gera resultados concretos . "Só no ano de 2009, já tivemos 16 eventos traumáticos no Estado. É necessário o retorno das prefeituras para que possamos dar uma resposta imediata. A partir dessa integração, estabelecemos uma relação efetiva de respeito e confiança mútua com o Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil Nacional", observou.

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, afirmou que o trabalho da Defesa Civil é fundamental para a reconstrução das cidades. "A governadora e a Defesa estão de parabéns, pois, pela primeira vez, vemos um governo engajado, oferecendo os recursos necessários para resolver os problemas enfrentados pelos municípios. Com certeza, é um gesto de solidariedade com as comunidades atingidas", ressaltou.
"Tivemos uma pronta resposta do governo, e eu quero relatar à governadora a satisfação da nossa população pelo rápido atendimento", disse o prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Luiz Fonseca. "A ação imediata e a boa relação que temos com a governadora nos permite levar adiante a ideia de construir um fundo especial para enfrentarmos esses eventos climáticos cada vez mais frequentes", afirmou o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister. Glaci Osório, prefeita de Capivari do Sul, resumiu assim o sentimento dela e de seus colegas: "Que bom que a nossa governadora está preocupada em tão logo prestar socorro a essa população necessitada. A ajuda veio rápida."

Fonte: Site do Governo do RS
Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

Nenhum comentário: