quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Osório comemora 152 anos





Em comemoração aos 152 anos do município, festejado no dia 16 de dezembro, a Prefeitura de Osório, através da Secretaria de Cultura, vai promover nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 17 e 18, shows musicais no Largo dos Estudantes Sônia Chemale.
Na quinta-feira, às 21h, sobe ao palco a Banda A3 e na sexta-feira, será a vez da Tribo Maçambiqueira, às 21h30min.
Além dos shows, uma exposição de trabalhos de entalhe em madeira, xilogravuras e grafite, ocorrerá no Museu Antropológico Leonel Mantovani, realizada pelo Grupo CCBC, Escola Municipal Osvaldo Bastos e Promei.

Um pouco da história de Osório
Além disso, é uma cidade de extrema importância histórica pelo desenvolvimento da navegação lacustre, que possibilitou a sua interligação com outros municípios trazendo prosperidade econômica para a região, bem como, o desenvolvimento político e cultural.
Osório localiza-se em região de extrema importância histórica, considerando-se os primeiros tempos de proteção e colonização das terras extremas do território. No final do século XVII, a faixa litorânea tornou-se conhecida pelos paulistas e lagunenses que vinham em busca de gado. Também era o modo de chegar ao ponto das invasões castelhanas. O caminho ficou conhecido como Estrada da Laguna.
Em 16 de dezembro de 1857, o município de Osório emancipou-se de Santo Antônio da Patrulha, levando consigo uma vasta área, de Palmares do Sul a Torres. O colonizador e o imigrante alemão ou italiano foram se instalando nas redondezas de Conceição do Arroio.
Em 1934, sem consulta popular, Conceição do Arroio passa a chamar-se Osório, por ordem do Interventor Federal Flores da Cunha, como forma de homenagear Marechal Manoel Luiz Osório, patrono da Cavalaria Nacional, ali nascido.
Historicamente, no período de 1921 a 1960, a exploração das vias navegáveis de Osório a Torres, transformando-se em um meio de comunicação e transporte de Osório - Torres, foi importante para o desenvolvimento econômico, cultural e educacional, não só para o município de Osório como para todo o Litoral Norte.
Hoje, apresenta museu e um casario antigo, vestígio da influência açoriana na região. Com seus balneários, é passagem para quem se dirige às demais cidades do litoral gaúcho.

O Blog do Litoral Norte parabeniza toda comunidade osoriense.

Fonte: Site da Pref. de Osório

Nenhum comentário: