Parque Eólico de Osório
Um presente para a população osoriense nas vésperas do aniversário da cidade, comemorado no dia 16 de dezembro, e do Natal. O Parque Eólico de Osório será ampliado. A novidade veio com o resultado do primeiro leilão exclusivo de energia eólica, através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, nesta segunda-feira, dia 14.
No Rio Grande do Sul, três projetos foram classificados no pregão, dois deles virão para o Litoral Norte, pertencentes a Elecnor Enerfin, nos municípios de Osório, com 74 MW, e Palmares do Sul, com 22MW. O terceiro município que receberá a implantação de um parque eólico com capacidade de 90 MW é Santana do Livramento, através da Eletrosul. O Parque Eólico de Osório conta hoje com 150 MW e vai passar a produzir mais 74 MW, não dobrará a sua capacidade, mas será o início da sua duplicação.
Apesar do ganho pequeno do Estado no leilão, o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, em entrevista coletiva para a imprensa local realizada na manhã desta terça-feira, dia 15, comemorou o resultado que vai agregar mais investimentos para o município. “A Prefeitura está dando incentivos para o início desse processo de duplicação, nós abriremos mão do ISS para subsidiar o custo da tarifa”, afirmou o Prefeito. Com a ampliação do parque, as obras devem iniciar no próximo ano, incrementando a economia durante esse período, com a mão-de-obra utilizando os serviços do município, além do que será recolhido após o seu funcionamento previsto para 2012. “Hoje já recolhemos com o Parque cerca de 107 milhões e com a ampliação serão mais 50 milhões”, estimou o Prefeito.
Mesmo com o resultado positivo do leilão, a expectativa era de que negociassem 1 mil MW médios e foram leiloados 753 MW, em que, 186 MW serão produzidos pelo Estado, apontando um deságio de 21,5%, com o megawatt ao preço médio de R$148,39.
O Estado participou com 67 projetos, no total, mas houve uma retração a partir da queda dos preços de venda. Os investimentos estimados no Estado serão de R$1,6 bilhão até 2012.
Fonte e Foto: Site da Prefeitura Mun. de Osório
Nenhum comentário:
Postar um comentário