sábado, 31 de outubro de 2009

Imagens de sábado - Capão da Canoa e Xangri-lá

Surf na Plataforma de Atlântida

Praia cheia em Capão da Canoa

Muito calor na tarde de sábado - Capão da Canoa


O feriado começa agitado em Capão da Canoa e Xangri-lá. Com algumas pausas, o sol tomou conta da manhã e da tarde de sábado e lotou a praia de banhistas. Bom para colocar o corpo em ordem com uma caminhada, levar as crianças para brincar na areia ou ensaiar umas manobras de surf. O domingo também será de calor e sol em praticamente todo o Rio Grande do Sul. O tempo deverá continua seco, com sol e calor.
Blog Do Litoral Norte RS
Fotos: André Palacio







sexta-feira, 30 de outubro de 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tempo e Surf - Litoral RS

Litoral norte gaúcho
Tempo: Ensolarado (20º) Ondulação: Leste Tamanho: 0,5m em média
Formação: Irregular Vento: Nordeste Moderado (rajada máx. 18km/h)
Corrente: Nordeste moderada Temperatura Água: Long John

Dica do Ki Fornari: O vento nordeste segue predominando no litoral gaúcho, apesar disso, hoje sopra mais fraco deixando o mar mais surfável. A formação das ondas é irregular, mas alternando bons momentos. O vento pode aumentar a intensidade para a tarde, por isso, o banho nas primeiras horas da manhã é mais aconselhado.
*Informações referentes ao exato momento da foto (8h)
Foto: Ki Fornari

Inicia hoje a III Fest Campo - Santo Antônio da Patrulha


Inicia nesta quinta-feira(29) a III FestCampo 2009, em Santo Antonio da Patrulha. O evento credencia ao Freio de Ouro 2010 e inclui exposição morfológica de cavalos crioulos, feira de ovinos, comércio e agroindústria e mostra de gastronomia regional.
A 3ª FestCampo acontece na Cabanha Errevê, distrito de Catanduvinha (Estrada Venturosa), RS-030, km 40 (entre Glorinha e Santo Antônio da Patrulha).
Confira a programação:

29/10 – Quinta-feira
9h às 12h – Admissão dos animais para Concentração de Machos;
14h – Início da Concentração de Machos;
14 às 18h – Entrada/admissão dos animais da Exposição Morfológica;

30/10 – Sexta-feira
9h – Encerramento admissão / entrada animais da Exposição;
9h – Início julgamento da Exposição;
9h às 12h – Admissão dos animais da Credenciadora;
13h30min - Continuação julgamento da Exposição e grandes campeonatos;Início julgamento morfológico da Credenciadora.
18h – Entrega Premiação da Exposição.

31/10 – Sábado
8h – Início provas funcionais da Credenciadora (Machos/Fêmeas);
13h30min – Continuação provas da Credenciadora;

01/11 – Domingo
8h – Julgamento final da Credenciadora;
12h - Entrega da Premiação Credenciadora.

APAE recebe ajuda - Capão da Canoa


A partir dos próximos quatro meses, a APAE de Capão da Canoa irá receber cerca de 400 produtos de limpeza da marca de Saneantes Lipon, fabricados pela Causticlor. A cerimônia de premiação aconteceu na ultima quinta-feira passada, no estande da empresa na 39ª Convenção de Tramandaí. Para o presidente da APAE, instituição contemplada, Régis Prestes, a doação tem um significado especial para as cerca de 40 crianças e jovens atendidos hoje na APAE, “normalmente recebemos alimentos, roupas, até material de escritório, mas produtos de limpeza são caros, gerando um gasto fixo”, afirmou. Na ocasião, Régis aproveitou para multiplicar o ato de caridade, doando a metade dos produtos à Secretaria Municipal de Assistência Social, que foi repassada na solenidade, para Primeira Dama e Secretária Municipal do Bem Estar Social de Capão da Canoa, Maria Elisete Machado Germano, e ao Secretário Municipal do Trabalho, Cidadania e Ação Comunitária de Capão da Canoa, Alex Dobler. A premiação é resultado da promoção “Mil vezes mais Lipon”, lançada na última edição da Expoagas, em Porto Alegre. A vencedora foi à caixa de supermercado Maxideal, Lidiane dos Santos, que indicou um estabelecimento comercial e uma instituição. Desta forma, além da APAE, o mercado Maxideal, de Capão da Canoa, também foi premiado com mais de mil produtos da marca, distribuídos e entregues no período de quatro meses e a solenidade contou ainda com a presença do gerente executivo da AGAS, Francisco Schmidt, e o presidente do Lions Clube, Antônio Azevedo.
Fonte e Foto: Site Pref. Mun. de Capão da Canoa

Art in Vento é sucesso - Osório

Largo dos Estudantes ficou lotado

Desde segunda-feira, dia 26, o município de Osório está realizando o Festival de Teatro Art in Vento. A abertura do evento ocorreu na noite desta terça-feira, dia 27, no Largo dos Estudantes e contou com a presença de várias autoridades como o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Junior, o vice-prefeito, Luiz Gomes Anflor, secretários municipais e vereadores, e foi seguida do espetáculo profissional Guri de Uruguaiana, com Jair Kobe que levou mais de mil pessoas ao local lotando o largo.
Com interpretações divertidas, de clássicos da música gaúcha e acompanhado do seu ajudante “emo” Licurgo, o personagem Guri de Uruguaiana, arrancou gargalhadas do público com quem o artista interagiu o tempo todo. O ator Jair Kobe que já foi fotógrafo em Osório e já residiu no litoral, falou da satisfação de participar do Art In Vento. “Estou muito à vontade aqui em Osório, porque tenho uma ligação muito forte com a cidade, tenho grandes amigos que moram aqui, Catuípe, Paulinho Campos, Ivo Ladslau, grandes amigos que tem uma identidade muito grande com a cidade, o Moreno também, o show foi bárbaro, o pessoal adorou. O Guri de Uruguaiana ‘tá’ mais faceiro que mosca em tampa de xarope por estar aqui em Osório”, brincou o ator que foi jantar num restaurante da cidade, assim como várias pessoas que saíram do evento, movimentando os bares e restaurantes da noite osoriense.
Quem foi ao evento, garantiu uma noite de diversão como a estudante Letícia Teles da Silva, 24 anos, moradora do bairro Glória. “Gostei muito, escolheram um espetáculo maravilhoso, adorei mesmo”, disse contente. Uma das participantes do festival, integrante de um grupo de Cachoeirinha, Cristiane Niederauer, está adorando participar do evento. “É a terceira vez que eu assisto, é de fazer rir do início ao fim, muito legal essa iniciativa”, disse Cristiane.
A programação do Art in Vento segue intensa, com um público que está lotando a Câmara de Vereadores e continua, no dia de hoje, com a peça teatral Coisas de Adolescente de Maquiné, è às 10h, na Câmara de Vereadores. À tarde, na Câmara,terão duas apresentações: às 14h, tem A Patinha Feia de Maquiné e às 16h O Menino Narigudo. À noite, na Câmara tem dois espetáculos: às 19h, Saltimbancos do município de Taquara e às 21h, O Casamento Na Roça. Na sessão maldita à meia-noite, A Florista e o Visitante no Galpão das Artes. Todos os espetáculos são gratuitos. O festival vai até domingo, dia 1º, quando ocorre a grande premiação dos lhores espetáculos, será no Largo dos Estudantes, às 21h.
Fonte e Foto: Site Pref.Mun. de Osório

Convênio com a AGAS - Imbé

Na noite de quarta-feira (21), o prefeito Darcy Luciano Dias compareceu a cerimônia de abertura da 39ª Convenção Regional de Supermercados, organizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), no Centro de Eventos de Tramandaí.
Na ocasião, o prefeito assinou o convênio com a Associação, que viabiliza a realização da segunda edição, nos meses de janeiro e fevereiro, do Projeto Verão Agas De Olho no Futuro - Seu veículo de capacitação profissional. O projeto consiste numa escola móvel que oferece oficinas, palestras e cursos gratuitos voltados aos veranistas, em temas como cuidados com a pele, dicas de alimentação saudável e produção de coqueteis.
- O objetivo da parceria entre a Prefeitura e a Agas é orientar a população sobre os temas que surgem durante a temporada de verão. Além disso, nossa meta é orientar os clientes que estarão veraneando em Imbé – esclareceu o diretor da Agas, José Reni Milanezi dos Santos.
Fonte e Foto: Site Pref. Mun. de Imbé

Histórias de Pescador - Torres

Nos dias 30 e 31 de outubro, a partir das 21h será realizado no Centro Municipal de Cultura de Torres o Festival de Contação de Histórias de Pescador. Este evento tem por objetivo valorizar e divulgar a cultura da região litorânea gaúcha destacando a figura do pescador. Na sexta-feira haverá show com Adriana e Adriano Sperandir e o filme O Maestro da Areia. No sábado acontece o lançamento do CD Minha Praia, de Kako Xavier, e sessão de autógrafos e bate papo com o autor do livro Prosa de Mar, Marlon Almeida, a partir das 17h. Durante os dois dias haverá exposição de fotos de D Lahyre Escobar e o Teatro de Fantoches Lendas Praieiras, O minhocão, a partir das 15h. Serão premiadas em dinheiro as três histórias vencedoras, que virarão filme de curta metragem e que vão compor o Álbum Histórias de Pescador que será exibido nas escolas públicas do litoral gaúcho. O festival é uma realização da Casa da Cultura do Litoral com apoio da Prefeitura Municipal de Torres e SESC-RS.
Fonte: Pref. Mun. de Torres

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Exposição na ALRS - Balneário Pinhal


Balneário Pinhal, até o dia 30 de outubro, está presente na Galeria dos Municípios, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. No espaço estão sendo expostas fotografias, artesanato alusivos à história, colonização, cultura e folclore do município, além de folheteria divulgando atrações como por exemplo o Roteiro Turístico Ecomel.
A abertura foi na segunda-feira, 26 de outubro.
O horário de visitação é das 9hs às 17hs.

Fonte e Foto: Pref. Mun Balneário Pinhal

Pescadores fora d'água - Tramandaí

Projeto "Pescadores Fora D' Água"


A Associação de Moradores do Bairro Tiroleza iniciou em 21 de agosto deste ano, o projeto “Pescadores Fora D´Água”, que vem capacitando pescadores e familiares nas oficinas gratuitas de Artesanato de Redes e Tarrafas e Preparo de Pescados, Congelados e Culinária.
Através do patrocínio da PETROBRAS, esse projeto está oportunizando uma geração de renda futura para essas famílias, com possibilidade de criação de uma cooperativa a curto e médio prazo. Segundo a coordenadora do projeto Margareth Santoro, o nível de interesse, adesão e freqüência desta turma é excelente.
Os participantes do projeto recebem passagens de ônibus, camisetas, bonés, lanches, além de todo o material utilizado nas oficinas. Além disto, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Tramandai, cedendo as dependências da EMEF Marechal Castelo Branco e os profissionais da USF Tiroleza, para realização das palestras de educação em saúde. A Patram, a Emater, o Corpo de Bombeiros e o Sindicato dos Pescadores, também ministram palestras nas diversas áreas de interesse.
São realizadas reuniões de Terapia Comunitária com o grande grupo, a cada quinze dias, proporcionando uma troca de experiências e vivencias e acima de tudo a inclusão social. Houve também a adesão de parcerias do comércio local: Noschang Artes Gráficas e Ferragem Central.
A primeira turma, com 25 alunos, concluirá o curso em dezembro. Em março de 2010, iniciará a segunda turma, que inclusive já está com lista de espera. As inscrições para a segunda turma abrirão no final do ano. Maiores informações poderão ser obtidas através do fone(51) 3684-3731(após 18hs), ou celular(51)9976-1948.
Fonte e foto: Ass. Com. da Pref. Mun. de Tramandaí

Prefeitura incorpora XPC - Xangri-lá

XPC é uma das construções mais antigas e representativas do Município

Depois de cerca de três anos vencendo dificuldades e muita negociação, o prefeito de Xangri-Lá, Celso Barbosa, concretizou a incorporção do Xangri-Lá Praia Clube, o XPC, ao patrimônio do Município. O Prefeito de Xangri-Lá, Celso Barbosa, assinou no Tabelionato de Capão da Canoa, as escrituras públicas de compra e venda e dação em pagamento dos 23 lotes que compõem o antigo Xangri-Lá Praia Clube. O procedimento foi autorizado através das Leis Municipais nº 1251 e 1252, de 2009. Além do prefeito, também acompanharam ato, realizado esta semana, o assessor jurídico, Eraldo Brehm, e os proprietários dos imóveis que outorgaram os documentos.
No local, o Município pretende fazer a construção da Casa de Passagem, e incrementar ainda mais o desenvolvimento de programas da Secretaria de Assistência Social, entre outras iniciativas. O prefeito ressalta que, na medida das possibilidades, pretende realizar reformas e melhorias, "mantendo suas características, pois o XPC é uma das construções que simbolizam Xangri-Lá", afirmou. A aquisição das dependências do XPC era uma antiga reivindicação da comunidade, que doravante terá, no local, condições para realização de diversas atividades e iniciativas voltadas ao bem estar da comunidade de Xangri-Lá.
Fonte: Ass. Com. Pref. Mun. Xangri-lá
Foto: Marcelo Nitschke

Unidos por segurança - Arroio Teixeira


Com a presença de todas as lideranças comunitárias de Arroio Teixeira, Distrito de Capão da Canoa, a presidente da Associação Comunitária Conceição e Arroio Teixeira, Sueli Nogueira, apresentou ao Prefeito do Município Amauri Magnus Germano a sua preocupação com a segurança pública do Distrito. A reunião foi no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo Municipal Ângelo Maggi Boff, onde foi apresentada pela presidente Sueli e destacou que havia convidado varias lideranças comunitárias para a reunião, e neste sentido estavam presentes o Delegado de Policia de Capão da Canoa, Heraldo Guerreiro e o Comandante da 1ª Companhia do Policiamento de Áreas Turísticas da Brigada Militar de Capão da Canoa, Major Carlos Roberto Xavier Júnior. Sueli fez uma exposição sobre a atual situação de intranqüilidade na comunidade pelo grande número de roubo de casas, e que a comunidade estava assustada, pois eram menores que realizavam os roubos para aquisição de drogas e a comunidade tinha o conhecimento do perigo que estavam correndo com a presente situação. O Delegado Guerreiro salientou que a comunidade deve organizar-se e fazer os registros das ocorrências, pois não havia na Delegacia de Policia, dados que descem alerta, pela atual situação, apresentada então, naquela comunidade. O Comandante Major Xavier, também reforçou a informação do Delegado Guerreiro pela falta de registros de ocorrências policiais, e que a Brigada Militar vem continuamente realizado um trabalho de atendimento das solicitações da comunidade. Lembraram que se existe o roubo, existe também a receptação para comercializar os roubos e a comunidade deve estar atenta a este fato. Os registros podem ser feitos em qualquer Delegacia, caso a residência pertencer a algum veranista, pois irá sempre mostrar a realidade dentro da comunidade, até na busca de mais recursos para serem aplicados na área de segurança. Ao final da reunião foi solicitada uma maior atenção na área de segurança pública para o distrito de Arroio Teixeira.
Fonte: Pref. Mun. Capão da Canoa
Foto: Beto Rodrigues / PMCC

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Horta Comunitária - Imbé

A super safra de hortaliças como cenoura, alface, couve, espinafre, batata, repolho, rabanete, cebola e beterraba, produzidas na Horta Comunitária do município, localizada no bairro Nova Nordeste, tem garantido alimentos para os alunos da rede ensino e para a comunidade carente de Imbé.
Na sexta-feira (23), o prefeito Darcy Luciano Dias fez a entrega de diversas verduras para funcionários e pessoas carentes da comunidade. As hortaliças colhidas na horta abastecem diariamente as instituições de ensino. Porém, como normalmente a produção fica acima do utilizado pelas escolas, as verduras são distribuídas à comunidade.
- Apenas para se ter uma idéia, somente na última colheita foram retiradas cerca de 200 kg de cenoura. São os frutos do trabalho sendo colhidos e repassados para as crianças. Como sempre sobra, doamos para a comunidade carente. Graças à iniciativa das Secretarias de Obras, Limpeza Urbana e Educação, transformamos um lugar feio e sem vida numa área agradável e adequada para o plantio desses alimentos – declarou o prefeito.
Além das escolas, as crianças da Casa de Passagem e dos Centros de Atendimento Pedagógico de Educação Básica (Capebs) também são beneficiadas com as hortaliças. Em breve, com a ampliação dos canteiros, também serão produzidos milho, aipim, banana e melancia.
Fonte e Foto: Prefeitura de Imbé

1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento - Osório

Durante os dias 21 e 22 de outubro, na Câmara de Vereadores de Osório ocorreu o 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Econômico – perspectivas para Osório, em que empresários, juntamente com as secretarias municipal e estadual de Turismo tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir as políticas públicas e privadas para o desenvolvimento do setor. Entre os temas abordados, uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo mostrou um pouco do perfil dos estabelecimentos comerciais que atendem os turistas que visitam Osório.
A pesquisa mostrou que a maioria dos locais, frequentados por turistas, ainda não está, totalmente, adaptado para receber cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Quanto ao que pensam sobre a cidade, a maioria dos entrevistados acredita no potencial da cidade para se tornar um município turístico. Segundo a assessora de turismo da Secretaria, Helen Rodrigues Cardoso, no questionário entregue para os empresários do ramo, um local teve maior destaque para explorar o turismo. “Dos mais de 80 estabelecimentos comerciais que visitamos e entregamos o questionário com 16 perguntas, a maioria destacou o Morro da Borússia como o maior atrativo da cidade”, revelou Helen. Vários segmentos participaram da pesquisa, desde empresas de ônibus, taxistas, até donos de restaurantes, lojas, bares e pousadas.
No seminário, ainda foi apresentado, pelo publicitário da Prefeitura, Jorge Karkling, o guia turístico, do município, com o endereço de todos os estabelecimentos que compõem o setor. O novo guia terá texto traduzido para o espanhol, facilitando a compreensão para os turistas argentinos e uruguaios que visitam a cidade.
O segundo dia de evento ainda contou com uma mostra gastronômica com produtos típicos da região.Temas como turismo de acessibilidade, a apresentação do Natal dos Bons Ventos, o funcionamento do Centro de Informações Turísticas que vai funcionar neste verão, ao lado do Parque de Rodeios Jorge Dariva, foram alguns dos assuntos abordados nos dois dias de seminário.
Site: Prefeitura Municipal de Osório

Audiência Pública - Xangri-lá

O prefeito de Xangri-Lá, Celso Barbosa, realiza Audiência Pública para elaboração da lei Orçamentária do próximo ano. A informação é do secretário de Planejamento, Alberto Augusto Ribeiro, que vai coordenar a iniciativa. O objetivo da audiência é a elaboração da Lei Orçamentária do próximo ano, assim como determina o parágrafo 8, do artigo 86, da Lei Orgânica do Município. A Audiência Pública acontece neste dia 29 de outubro, quinta-feira, às 17h, nas dependências da Câmara de Vereadores de Xangri-Lá. Para tanto, o chefe do Executivo convida a toda a comunidade assim como os representantes dos segmentos organizados locais.

Fonte: Prefeitura de Xangri-lá

Aberta inscrições SESC Triathlon - Tramandaí

SESC Triathlon - Etapa Porto Alegre 2008


Estão abertas, até o dia 20 de novembro (com descontos) e até 7 de dezembro (com taxas normais), as inscrições para a etapa gaúcha do Sesc Triathlon – Circuito Nacional 2009. A prova acontecerá pela primeira vez no litoral norte gaúcho, na praia de Tramandaí, e será realizada no dia 13 de dezembro. O evento, promovido pelo Sesc/RS, reúne atletas de elite e amadores de todo o país. As inscrições devem ser feitas nas Unidades Operacionais do Sesc em todo o Rio Grande do Sul ou pelo site www.sesc-rs.com.br/triathlon.
A prova está dividida em natação, ciclismo e corrida. Na natação, os atletas da categoria faixa etária percorrerão 1.000m, e os do grupo de elite, 1.500m. Já no ciclismo, os participantes por faixa etária devem cumprir um percurso de 20km e os da elite, 40km. Na corrida, o trajeto será de 5km para os concorrentes por faixa etária e de 10km para a elite. As largadas serão a partir das 9h.
A programação do Sesc Triathlon – Circuito Nacional 2009 conta ainda com um Simpósio Técnico, que acontecerá no dia 12 de dezembro, às 19h, no Auditório da Prefeitura de Tramandaí. Na ocasião, acontecerá a entrega do kit (numerais, touca, camiseta e chip) aos atletas inscritos. Este será o quinto ano em que o Rio Grande do Sul sediará uma etapa da competição nacional. O evento é realizado pelo Sesc/RS e conta com o apoio da Prefeitura de Tramandaí.
Fonte: Ass. Com. Prefeitura de Tramandaí
Foto: Site treinotop.com.br

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Palestra CDL - Tramandaí

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Tramandaí e Imbé, estará promovendo nesta segunda-feira, dia 26 de outubro, uma palestra para empresários.
A palestra que inicia às 19horas, acontecerá no auditório do Hotel Mares do Sul, na Saydhi Abraão, 391, no centro de Tramandaí. O palestrante Dr. Flávio Obino Filho irá abordar o tema ‘Assédio Moral e Sexual dentro das Organizações’.
A palestra que terá acesso gratuito é uma promoção da CDL com o apoio do Hotel Mares do Sul. Mais informações sobre este evento podem ser obtidas pelo telefone da CDL (51)3684.3504.
Fonte:Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tramandaí

UNISC planeja 2010 - Capão da Canoa


O reitor da Universidade de Santa Cruz-UNISC, Vilmar Thomé, acompanhado da pró-reitora de Graduação, Carmem Lucia de Lima Helfer, Chefe do Departamento de Administração, Dorivaldo Brites e da Coordenadora do Campus da UNISC em Capão da Canoa, Dulci Alma Hohgraefe, estiveram em audiência com o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano. Na oportunidade fez uma exposição sobre o planejamento para o ano letivo de 2010, com o aumento de vagas para o curso de Direito, buscando novos cursos de enfermagem, a liberação e autorização do curso de pedagogia, informática e ciências contábeis. Dentro do Campus a ampliação interna, com um centro de convivência, melhoria na iluminação pública e firmar uma parceria para a melhoria da entrada do campus, bem como a ampliação da área física para novas salas de aulas com a Administração Municipal. O Prefeito Amauri, juntamente com os Secretários Municipais de Obras e Infra estrutura, arquiteto Tupi Feijó, da Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Alex Doble, informou que seria feito um estudo sobre a parte que envolve a Administração Municipal para ver a possibilidade de atender a demanda da UNISC e atender a comunidade escolar.


Fonte: Site Pref. Mun. de Capão da Canoa

Foto: Beto Rodrigues / PMCC

5º Moto e Vento - Osório

Evento ocorreu no Largo dos Estudantes
A melhor de todas as edições, assim está sendo considerada pelo público e organizadores a quinta edição da festa que reúne motociclistas de todo o Estado e do Brasil. O 5º Moto e Vento reuniu milhares de pessoas no final de semana no município de Osório. Somente na sexta-feira, à noite, mais de três mil pessoas visitaram o evento que ocorreu no Largo dos Estudantes e ainda contou com mais uma estrutura coberta na frente do largo. Além dos shows, do boi no rolete, assado inteiro, uma das grandes atrações foram as motos, de todos os modelos e tipos.
Com a cobertura recém construída do Largo, o mau tempo não prejudicou o evento, mas a sexta-feira foi considerada a de maior movimentação. Vieram grupos de motociclistas de várias cidades do Rio Grande do Sul, além de motoqueiros de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Uruguai. O local ainda contou com praça de alimentação e comércio de roupas e acessórios para motoqueiros. Um dos criadores do evento, Antônio Carlos Cassola da Silva, pertencente ao grupo de motoclistas de Osório, Pé de Vento e membro da comissão organizadora, considera essa edição a melhor de todas. “Nós do Pé de Vento, estamos muito felizes com o que aconteceu neste final de semana na nossa cidade, a nossa avaliação é das melhores, uma estrutura que nós consideramos compatível com a nossa cidade. Pela primeira vez tivemos uma avenida com essa estrutura, só tivemos elogios, as pessoas que vieram daqui satisfeita, o ponto alto foi a nossa organização e a confraternização, todos saíram maravilhados”, comemorou Cassola.
O 5º Moto e Vento ocorre a cada dois anos, mas devido ao sucesso desta edição, poderá ocorrer no próximo ano novamente. O evento foi uma realização da Prefeitura de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo em conjunto com o grupo Pé de Vento e Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul.
Fonte e Foto: Prefeitura Municipal de Osório

Resultados do Brutall Open - Imbé

Premiação do Brutall Imbé Open
Homenagem ao surfista Lucas


Tiago Braga foi o grande campeão da categoria Open do Brutall Imbé Open de Surf, após somar 13,00 pontos em suas melhores ondas. O segundo lugar ficou com Felipe Martins (10,75), seguido por Ki Fornari (7,70) e Kaian Bernardo (4,85). Com esta vitória Tiago Braga levou para casa 2.000 pontos e mais uma grande premiação. O campeão acredita que esta vitória é fruto de seu trabalho. “Estou muito feliz, foi com muito suor e concentração que cheguei até aqui. Estava totalmente focado nesta disputa, mas procurei estar relaxado e a vontade. Aqui em Imbé me sinto em casa, ganhar aqui é o mesmo sentimento que vencer em Torres. Agradeço a todos que me apóiam e me patrocinam, sem eles não teria como competir. Agora vou para próxima etapa buscar mais um título dentro de casa”, declarou. A nona etapa do Gaúcho de Surf Amador foi marcada por disputas acirradas dentro do mar e emoções na beira da praia de Imbé. O Brutall Imbé Open de Surf, realizado neste final de semana (24 e 25/10), além de distribuir 2.000 pontos para o ranking do certame e uma super premiação, serviu para homenagear o surfista Lucas Boeira Dias.
Lucas faleceu em abril após ficar preso em redes de pesca enquanto surfava em Capão Novo. Familiares, amigos e atletas realizaram um circulo com mais de 150 pessoas para realizar uma oração de São Francisco e lançar flores brancas ao mar após um minuto de silêncio. A mãe de Lucas, Ana Boeira, emocionou a todos ao realizar a oração utilizando o microfone da organização. Esta homenagem também teve por objetivo lembrar do problema das redes de pesca em local destinado para praticas de esportes náuticos. A mudança na lei de demarcação das áreas encontra-se na fila de pautas a serem votadas pela Assembléia Legislativa do Estado. Ao todo o Rio Grande do Sul já perdeu 48 vidas presas nas redes ou cabos.
Veja os demais resultados:
Na categoria Surdos o melhor foi Ramarone Vieira (2,95), seguido por Willian Fontes (2,00), Maiquel Rodrigues (0,55) e Patrick Magnus que não pontuou. os demais resultados:
Régis Schneider (9,00) garantiu o título da etapa, deixando o segundo lugar nas mãos de Cleverson Lara (7,45), seguido por João D`Ávila (7,35) e Diego Gobatto (5,00).
Entre as meninas, Aline Vergara (4,85) não deu mole e levou o primeiro lugar, com Kiara Wolf (4,70) em segundo e Luciana Mello (1,65).
Na categoria Grommets Guilherme Pereira somou 5,20 pontos, garantindo o topo do pódio, enquanto Luy Arman conseguiu registrar 4,00 pontos.
Entre os experientes surfistas da Sênior o melhor foi Humberto Rocha, que somou 11,50 pontos. Em segundo lugar, Felipe Pedra Martins computou 11,40. Na terceira posição, Ki Fornari garantiu 10,50 e seu irmão Luciano Fornari fez 5,10 ficando na quarta posição.
Na categoria Júnior, o atleta Josias Pedrinha fez a melhor nota, 10,65, e ficou com o título. Bruno Carneiro (9,00) ficou em segundo, Peterson Marchese (7,40) em terceiro e Eduardo dos Santos (4,65) em quarto.
Na disputa dos atletas Petiz Emanuel Tessmann (4,65) levou a melhor e garantiu o primeiro lugar ao derrotar Lucas Souza (2,15). Tito Garcia não compareceu para a final.
Os atletas da categoria Máster não se intimidaram com o frio. Eduardo Codonir (9,10) foi o campeão, seguido por Fernando Paraguassú (7,90), Ângelo Gulea (7,35) e Orlando Carvalho (5,60).
Na disputa dos atletas Mirim o melhor foi Bruno Carneiro (11,25), seguido por Peterson Marchese (8,40), Eduardo dos Santos (5,05) e Luy Arman (4,95).
Entre os Locais, bateria formada apenas por surfistas de Imbé, Vinícius Paiva (10,95) foi o melhor. Logo atrás, na segunda posição com 8,90 pontos apareceu o atleta Josias Pedrinha, seguido por Ícaro Martins (6,35) e Rafael Vasques (6,05).
Na Iniciantes o atleta Peterson Marchese ficou com o título após somar 10,75 pontos. A segunda colocação ficou com Guilherme Pereira (4,65), seguido por Luy Arman (4,00).

Fonte e Fotos: Site Federação Gaúcha de Surf

Campeonato de soletração - Tramandaí

Entrega da premiação


Encerrado na sexta-feira(23), no auditório da prefeitura de Tramandaí o 2º Campeonato Municipal de Soletração. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Alvanira Ferri Gamba, durante sua realização, de agosto a outubro, o campeonato teve a participação de cerca de 1.500 alunos de 4ª e 5ª séries das escolas municipais de Tramandaí. E toda a estrutura do campeonato foi organizada pela Profª. Cecília Lanziotti com o apoio da equipe Técnica Pedagógica da secretaria que ainda antes do início da etapa final, fez a exibição de um vídeo com depoimentos de professores, pais e colegas das três alunas finalistas.
O prefeito Anderson Hoffmeister participou da abertura da etapa final, parabenizou os alunos pela dedicação em aprender ainda mais para poder participar do campeonato. Destacou a importância de precisarmos tentar fazer sempre o melhor e a iniciativa da secretaria de Educação e Cultura em despertar o interesse pela leitura e a língua portuguesa.
O 2º Campeonato Municipal de Soletração teve o seguinte resultado final:
1º Lugar: Bruna S. N. Nunes -EMEF São Francisco de Assis
Premiação: Medalha, troféu e um Play Station
2º Lugar: Mariane Monteiro Silva – EMEF São Francisco de Assis
Premiação: Medalha e um MP4
3º Lugar: Ariane S. Teixeira – EMEF Luis Manoel da Silveira
Premiação: Medalha e um aparelho celular
A escola da aluna vencedora do Campeonato também recebeu um troféu. A secretaria de Educação agradece aos apoiadores Loja Carlão Calçados, Rádio Comunidade FM 98.1, Lojas Manlec e Dicell Distribuidora Tim que fizeram a doação dos prêmios.

Fonte:Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tramandaí
Foto: Sonia Brusius

Pedágio na freeway sofre reajuste - Litoral RS

Tarifas de pedágio na freeway sofrerão reajuste a partir de segunda-feira. O aumento médio será de 7% nas praças de pedágio administradas pela Concepa, na BR-290, a freeway. Os valores passarão de R$ 6,50 para R$ 7,00 nas praças de Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul e de R$ 3,30 para R$ 3,50 na praça de Gravataí. O aumento será aplicado a partir da meia-noite de segunda-feira (26).

Fonte: CONCEPA

domingo, 25 de outubro de 2009

Favo Literário - Balneário Pinhal

Um dos momentos mais especiais do Favo Literário, no sentido de incentivar o gosto pela leitura e o exercício do imaginário, foram as contações de histórias realizadas no sábado, 24 de outubro, com a atriz Adriane Azevedo.
Não só crianças, mas um público de todas as idades, prestigiou a atração, que aconteceu no lonão do Favo Literário, evento que acontece de 22 a 25 de outubro em Balneário Pinhal, realizado pela Administração Municipal com apoio do IEL – Instituto Estadual do Livro e patrocínio da Petrobrás, sendo a culminância do projeto PAI (Paz, Arte e Inclusão), desenvolvido ao longo deste ano no município.
Adriane Azevedo é atriz e produtora. No meio editorial-educacional adapta e dirige textos clássicos e da nova literatura infantil e infanto-juvenil, atuando como contadora de histórias e oficineira para atores e professores. Entre seus mais recentes trabalhos como atriz estão Um Apólogo, de Machado de Assis, Terno de Reis e Lendas Gaúchas, todos adaptados para a linguagem teatral.

Fonte e foto: Site Pref. Mun. de Balneário Pinhal

Chuva paralisa Bruttal Imbé Open de Surf - Imbé

Etapa recomeça neste domingo com previsão de melhoria no mar
O primeiro dia de competição do Campeonato Gaúcho de Surfe Amador foi marcado pela chuva na praia de Imbé. O Brutall Imbé Open de Surf, realizado neste final de semana, oferece 2 mil pontos no ranking do certame, além de uma super premiação. Devido às fortes chuvas, o campeonato foi paralisado, e as baterias de domingo foram adiadas.
O sábado começou nublado e com uma pancada de chuva fraca. As estiar o tempo, o Brutall Imbé Open de Surfe iniciou com mais de 80 atletas na briga pelo título. Logo após, a chuva voltou com rajadas de vento, forçando uma parada de pouco mais de uma hora. A decisão foi tomada em conjunto pela equipe técnica da Federação Gaúcha de Surfe (FGSurf) e representantes dos atletas, para dar segurança dos participantes. Em dias de climas como o deste sábado comum a queda de raios no litoral brasileiro, expondo a vida dos surfistas ao risco.
Os integrantes da nona etapa do Gaúcho de Surf Amador, o Brutall Imbé Open, retornam ao mar na manhã deste domingo (25/10), a partir das 8h30min. A previsão de melhoria nas condições do mar, com ondas chegando a 1m com séries maiores. Com a alteração, os atletas devem ficar atentos aos horários das disputas e, sempre que possível, permanecer no local da competição.
A partir das 11h deste domingo, será prestada uma homenagem ao surfista Lucas Boeira Dias, morto após ficar preso em redes de pesca em Capão Novo, em abril deste ano. A intenção da manifestação é lembrar aos atletas, pescadores, políticos, autoridades e comunidade em geral, sobre o problema.

Fonte: clicrbs.esporte
Banner: divulgação

Hoje é dia de GRENAL

Dois pontos será a distância entre o Inter e o líder Palmeiras se o time de Mário Sérgio vencer o Gre-Nal deste domingo, às 16h, no Beira-Rio. Do outro lado, o Grêmio, de Paulo Autuori, não terá outra chance de embalar: precisa de seis vitórias em oito partidas para disputar a Libertadores. No clássico em que o empate é ruim para ambos, a casa cai para quem perder.
Pelo time do Inter, um problema de última hora. O lateral-esquerdo Kleber sofreu uma pancada e foi poupado do treino de sábado. Com dores no joelho esquerdo, o jogador fará tratamento até a hora do jogo. Se não poder atuar, deverá ser substituído por Marcelo Cordeiro – chamado às pressas para o grupo de relacionados.
A semana Gre-Nal foi repleta de treinos fechados no Beira-Rio e a escalação será divulgada somente momentos antes do clássico. O certo é que o Inter não poderá contar com Fabiano Eller, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, ganha os reforços de Bolívar, que cumpriu suspensão na última rodada, Taison, recuperado de lesão, e Giuliano, que estava servindo à Seleção Sub-20 no Mundial do Egito.
Neste sábado, Mário Sérgio cancelou o treino tático por causa da forte chuva que atingiu Porto Alegre.
– Treinei só um esquema e ele será utilizado no jogo. Não vou montar o time em função do adversário. Vou pensar no que é melhor para nós – disse Mário Sérgio.
A tendência é a de que o Inter atue no 3-5-2, com Giuliano como ala direito. Porém, não está descartada a hipótese do time jogar no 4-4-2 e que Daniel seja o lateral-direito.
– Minha vontade é jogar, independentemente da função, se for ala, volante ou meia. Quero dar minha parcela de contribuição. Como o Lúcio é um jogador de velocidade, se ele apoiar vai deixar espaços para outro jogador – disse Giuliano, durante a semana.
Pelo lado do Grêmio também há mistério. Há duas possibilidades de time para o Gre-Nal. Autuori pode utilizar um esquema com três volantes, no 4-5-1, ou então com dois volantes e dois meias, no 4-4-2.
Souza não esconde a preferência pelo 4-4-2, um time mais ofensivo.
– O time sempre jogou no 4-4-2, é um esquema com o qual estamos acostumados. Vamos ver quem o Paulo vai escolher. Não é por ser um clássico que vamos nos fechar. É um jogo complicado, mas não adianta ficar se defendendo – avalia.
Uma das grandes apostas do time fica para Douglas Costa. Como Tcheco e Máxi Lopez estão suspensos, o meia deve atuar no time mais avançado, como um meia-atacante, para se aproximar de Perea.
Fonte: clicrbs.esporte

sábado, 24 de outubro de 2009

FESTCAMPO - Santo Antônio Da Patrulha

Rainha Maria Amélia de Castilho divulga a programação do evento

Para mostrar como é a vida rural, Santo Antônio da Patrulha realiza entre os dias 29 deste mês e 1o de novembro a 3a FestCampo. As festividades ocorrem no distrito de Catanduva, km 40 da RS 030. O evento é organizado pela Cabanha Errevê e o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte do Estado. Haverá exposição de cavalos crioulos e credenciadora para o Freio de Ouro 2010. Outra atração é a 2a Ovinoshopping, exposição de raças dos melhores polos de criação de ovinos do Estado. A 1a Gincacampo promoverá integração entre os visitantes por meio de competições. Já as crianças poderão participar 1o Dia do Campo Baby Pinguinho. Segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Antônio Carlos Brito, a FestCampo é um evento para os pecuaristas fazerem negócios e conhecerem as novidades do setor. Para a rainha da festa, Maria Amélia de Castilho, essa é uma oportunidade para os visitantes conhecerem as fábricas de rapadura, que estão localizadas nas proximidades de onde o evento é realizado.
Fonte: Correio do Povo.com
Foto: Alexandre Mendez

Tempo no Litoral RS- sábado

Sábado de tempo nublado no litoral norte
O sábado é de tempo nublado no litoral norte. O vento sopra do quadrante nordeste com velocidade de 12 km/h. A pressão atmosférica está em 1012 hectopascais. A umidade relativa do ar oscila entre 83 e 89%. As temperaturas míniams de 16 e máxima de 17º.
O mar apresenta ondas de meio metro com ondulação e corrente de nordeste. A lua é nova em transição para crescente.
A previsão é de tempo parcialmente nublado passando a encoberto com possibilidade de chuva no período da tarde

Fonte: Da Praia News
Foto: Sandro Sauer

Governadora visita festa em Caraá

9ª Festa da Cana-de-açucar

A governadora Yeda Crusius participou na manhã deste sábado (24) da abertura da 9ª edição do Festival da Cana-de-açúcar (Festcana), em Caraá, no litoral norte do Estado. Depois de ser recebida com uma apresentação de crianças, Yeda destacou as potencialidades de cada município do RS. "Estou muito feliz de estar nesta festa linda, com gente amiga. Cada festa municipal que escolhe um produto para celebrar o trabalho eu estarei presente", disse a governadora. Saudada por prefeitos da região e aclamada por moradores, Yeda destacou a receptividade e o carinho que teve. "Não tem preço maior para uma governante do que receber o carinho das prefeituras e das comunidades. Isso significa que a mão do Estado chegou ao município, às pessoas". Ressaltou ainda a parceria com os 496 prefeitos para a solução de problemas históricos como os repasses do transporte escolar e o atendimento de demandas da Consulta Popular, que não eram honradas. No encontro, Yeda anunciou a pavimentação de nove quilômetros da estrada que liga Caraá a Santo Antônio da Patrulha para 2010. A medida foi festejada pelos participantes do evento. O declamador Edegar Cardoso homenageou Yeda, ressaltando qualidades como carisma, talento, trabalho e determinação. Segundo ele, as obras e as realizações do Estado na região ficarão gravadas nestas palavras. A governadora fez questão também de visitar a exposição de artesanato da feira, que reúne trabalhos de artistas e participantes de clubes de mães, escolas e projetos terão a oportunidade de demonstrar seus trabalhos aos visitantes. Mesmo com chuva, Yeda Crusius participou da inauguração de duas pontes no município - sobre o Arroio Caraá e sobre o Rio do Sinos.
A FestCana busca incentivar a produção agrícola, o comércio e as potencialidades turísticas de região. A estrutura montada para a festa, conta com engenho para a produção de açúcar mascavo, rapadura e cachaça. Os visitantes poderão degustar os produtos e, principalmente, da garapa, bebida que distribuida gratuitamente. O espaço conta também, com fornos de barro com produção de cucas, pães e doces feitos na hora, carnes assadas em forno de barro, etc. Uma amostra da gastronomia colonial, bem característica da região.
Fonte: Site Governo do RS
Foto: Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

Da série conheça - Caraá

Cascata da nascente do Rio dos Sinos

Santuário Nossa Senhora das Lágrimas - Madonna Delle Lacrime

O Município de Caraá originou-se de Santo Antônio da Patrulha, sendo emancipado e decretado criado em 28 de dezembro de 1995, através da Lei Estadual nº 10.641. O Município foi instalado no dia 1º de janeiro de 1997.
Com uma extensão de 292,5km² de área, fica situado na Região Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, entre a serra, a metrópole e o mar; limitando-se ao norte, com o Município de Maquiné; ao sul, Santo Antônio da Patrulha; a leste, com Osório; e a oeste, com Riozinho.
Os primeiros habitantes de Caraá foram os indígenas que deram o nome à localidade, devido à farta existência de um produto que servia de matéria prima para seus artesanatos, esse produto, era uma planta, que denominava Caraá, (taquara fina utilizada para ornamentação).
Bem mais tarde chegaram os luso-açorianos, iniciando um povoamento esparso, principalmente nas trilhas de tropeiros que desciam a serra em busca das terras baixas do litoral, para se dirigirem a São Paulo.
Sua colonização começou com a chegada dos imigrantes e com os incentivos do Governo Federal, transformando-se o lugar na chamada Vila Nova em 1898, que levou mais progresso para o hoje município de Caraá, através dos muitos imigrantes, principalmente italianos que em Caraá se estabeleceram.
Município eminentemente agrícola tem como produção primária a cana-de-açúcar, típica da região, e a conseqüente fabricação artesanal do açúcar mascavo e da cachaça, os produtos hortigranjeiros, especialmente o repolho, a beterraba, o tomate, entre outros, as lavouras de médio porte de feijão, milho, fumo, arroz, aipim, batata-doce e as pequenas lavouras de subsistência como convém a uma região tipicamente de minifúndio, somados ao bom parque de produção de suínos e gado bovino, completam a base econômica do Município.
O município é agraciado com a nascente do Rio dos Sinos, com fortes quedas d`água, rodeada de mata ciliar. Existem também, várias cascatas no decorrer do território caraense, assim como rios, propícios para banho e exploração sustentável.
Por suas belas paisagens, relevos, morros, rios, cascatas, principalmente pela nascente do Rio dos Sinos com quedas d`águas de mais de 120m localizada em área de preservação ambiental; sítios ecológicos; camping com quadras esportivas, rios para banhos; rodas d`água; pontes pênsil; reserva indígena; pousada a beira do Rio dos Sinos, com locais para descanso, salão de jogos, comida caseira e sistema calefação; campos esportivos; o Município apresenta potencial para o Turismo de Aventura e Ecológico, tipificado pela utilização dos patrimônios natural e cultural dentro de um princípio de preservação ambiental e de respeito ao ecossistema, sem comprometer a sua potencialidade e sustentabilidade econômica.
O município também reflete potencial voltado para o Turismo Religioso, uma vez que, anualmente, ocorre a Romaria em Louvor a Nossa Senhora das Lágrimas, Santuário com réplica da pintura da Madonna Delle Lacrime, da Itália, considerada a nível estadual, onde acontece a peregrinação, com a realização de itinerários e percursos de cunho religioso.

Pontos Turísticos que vale a pena conferir:
Engenho de Açúcar Mascavo da Serra, Sítio Ecológico e Rural Pisoni, Cascata da Vila Nova,
Pousada Camélias Brancas, Comunidade da Colônia Fraga,Estância dos Coqueiros
Alambique Engenho Velho, Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas - Madonna Delle Lacrime,
Cascata da Nascente do Rio dos Sinos, Scutellata, Camping Praia João Fernandes.

Fonte e Foto: Site Pref. Mun. de Caará




sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Notícias da Free Way - Litoral RS

Praça de Santo Antônio da Patrulha
Obras do final de semana
No final de semana, dias 24 e 25 de outubro, seguem as obras de ampliação da rodovia no sentido capital-litoral, deixando duas faixas liberadas para o tráfego entre os km 65 e 58, na região de Gravataí.
Já no sentido litoral-capital duas faixas estarão liberadas para os veículos entre os km 34 e 35, em Santo Antônio de Patrulha, devido às obras de recuperação do pavimento de concreto.

Fonte e Foto: Concepa

Inauguração da Escola Técnica da PM - Osório

Mais um reforço para a segurança pública no Estado e, principalmente, no período de veraneio onde muitos gaúchos se deslocam para o Litoral Norte. Foi inaugurada na noite de quarta-feira, dia 21, a Escola Técnica de Polícia Militar de Osório. Além de Porto Alegre, existem apenas três escolas técnicas de polícia militar em todo o Estado, uma em Montenegro, outra em Santa Maria e, agora, em Osório.
A cerimônia de inauguração foi prestigiada por várias autoridades, entre elas, o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, a Governadora foi representada, no ato, pelo Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Hildebrando Antônio Sanfelice e vários representantes da Brigada Militar, além de representantes dos poderes judiciário e legislativo locais e representantes da sociedade civil. “É com muita satisfação que estamos inaugurando uma estrutura como essa junto ao litoral. O Rio Grande do sul tem como característica centrar as suas atividades no litoral, durante o verão”, enfatizou o coronel Sanfelice.
Na ocasião, além de homenagens aos apoiadores para a instalação da escola na cidade, ocorreu o descerramento de uma placa e os presentes puderam conhecer as dependências da nova escola que vai funcionar junto ao 8° Batalhão de Polícia Militar, localizado na BR 101, km 97, em Osório.
Para a instalação da escola na cidade, a Prefeitura de Osório investiu cerca de 290 mil reais, outros 40 mil do Governo do Estado e 13 mil reais do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Osório – Consepro, que foram utilizados para a compra de materiais, reformas e ampliação. As aulas já estão ocorrendo e a previsão é que a 1ª turma esteja formada em abril de 2010, mas a previsão é que os 200 alunos já participem da Operação Golfinho ainda este ano, contribuindo para a segurança durante o veranio no litoral e evitando o deslocamento de outros efetivos do interior do Estado.
O decreto que oficializou a criação da Escola Técnica de Polícia Militar em Osório foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de julho deste ano. A escola será de ensino médio e poderá formar soldados, sargentos e tenentes.

Fonte e Foto: Prefeitura de Osório

Tempo no Litoral RS

Tramandaí - sexta-feira

A tarde desta sexta-feira(23) foi de muito sol no litoral norte. O mar estava limpo e com ondas pequenas e o vento soprou do quadrante nordeste com velocidade moderada chegando a 30 km/h. A temperatura chegou a 28º.
Na barra do Rio Tramandaí cerca de 15 kite surfistas aproveitavam as boas condições para a prática do esporte e coloriram o mar e o céu do litoral.
Em Imbé surfistas começam a chegar para o etapa do Campeonato Gaúcho Amadoir que acontece neste final de semana. Em Capão da Canoa, diversos veranistas aproveitavam o belo dia para caminhar a beira mar.
A previsão indica tempo parcialmente nublado no sábado com possibilidades de chuva a noite.

Fonte: Da Praia News
Foto: Sandro Sauer

Nova Unidade do SICREDI - Capão da Canoa

Esteve em visita de apresentação à Administração Municipal a Direção do SICREDI, o Presidente MBA em Gestão de Cooperativas, Celso Agustinho Trentin e o Gerente Regional Álvaro Link, sendo recebidos pelo Secretário Municipal de Administração de Capão da Canoa, Josiel Gonçalves de Matos e o Assessor Especial do Prefeito, Luiz Roberto Kilpp. Na oportunidade o presidente Celso, fez uma exposição sobre a cooperativa de crédito, com 130 cooperativas, um milhão de associados, sendo a 5ª empresa em resultados e está presente em 430 municípios. Destacaram ainda que a SICREDI fez uma pesquisa de mercado, onde destacou a grande migração do interior do Estado para Capão da Canoa. A previsão de inauguração da Unidade do SICREDI, esta prevista para o mês Dezembro deste ano 2009 em Capão da Canoa. Esta será a inauguração da 13º Unidade de Atendimento, e deverá ter como endereço a Avenida Paraguassú, perto do Centro Administrativo Municipal Ângelo Maggi Boff.

Fonte: Site da Pref. Mun. Capão da Canoa
Foto: Beto Rodrigues / PMCC

5º Moto e Vento - Osório


Inicia neste final de semana o 5° Moto e Vento em Osório. O evento ocorre no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, que contará com 1.400 m² de área coberta, onde ficará o palco e mais 380 m² de pirâmides, que ficarão em frente ao Largo dos Estudantes. Na sexta-feira, dia 23, ocorre a abertura oficial, às 16 horas. Entre as atrações estão: boi no rolete, som mecânico, passeio turístico e diversas bandas, tocando durante todo o final de semana. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo. Confira, abaixo, a programação:


Sexta-feira, dia 23
16h – Abertura Oficial
20h30min – Boi no Rolete
21h – Banda Black Label
22h30min – Banda Cadilak
23h30min – Bar do Largo – Banda Dick 3

Sábado, dia 24
10h – Recepção aos motociclistas
12h – Som mecânico
13h – Boi no Rolete
14h – Passeio Turístico até o Parque Eólico, Morro da Antena e Borússia e Bar do Dodô.
15h – Banda Dicidência
16h30min – Banda Cadilak
18h – Banda Tereza Loka
20h – Banda Kid Cegonha
22h – Banda Black label
23h30min – Bar do Largo – Os Lázaros
00h – Boate Aloha Bar, Show com a Banda Ultramen

Domingo, dia 25
11h – Abertura dos Estandes
12h – Almoço Livre
13h – Som Mecânico
14h – Show com Giro Total
15h – Banda Tereza Loka
16h30min – Banda Dicidência
18h – Encerramento

Fonte: Site Pref. Mun. de Osório
Banner: Site ACCASSOLA

BRUTALL OPEN Surf - Imbé

Atletas e familiares farão homenagem para Lucas Boeira Dias, morto em acidente com redes de pesca enquanto praticava o surf
O Brutall Imbé Open de Surf, válido pela nona etapa do circuito Gaúcho de Surf Amador, será disputado neste final de semana (24 e 25/10) na praia de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Estarão em jogo 2.000 pontos no ranking do certame, além de uma super premiação. Todos os detalhes dos embates nas 11 categorias poderão ser acompanhados ao vivo pelo site da Federação Gaúcha de Surf.
Durante a manhã do domingo (25/10), às 11 horas, será prestada uma homenagem ao surfista Lucas Boeira Dias, que deixou a vida após ficar preso em redes de pesca em Capão Novo no mês de abril deste ano. A intenção da manifestação é lembrar aos atletas, pescadores, políticos, autoridades e comunidade em geral, sobre o problema. Atualmente o projeto de para mudança da lei que regulamenta as áreas para práticas de esportes náuticos, como o surf, encontrasse parado na fila de temas a serem votados na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
Com a presença de familiares e amigos de Lucas Boeira Dias, os participantes do Brutall Imbé Open de Surf respeitarão um minuto de silêncio durante a competição, também serão jogadas rosas brancas no mar simbolizando o amor e carinho de todos pelo jovem Lucas, além de ser instalada uma faixa com uma mensagem em menção ao surfista.
Se você ainda não fez sua inscrição para o Bruttal Imbé Open de Surf, restam algumas vagas. Para não ficar de fora, contate o Tour Manager da Federação Gaúcha de Surf, Jéferson Rabassa, através do e-mail lab.rs2@daruma.com.br ou do telefone 51 9968-5817. Rabassa também poderá esclarecer qualquer dúvida sobre as baterias da competição e as 11 categorias em disputa na praia de Imbé.
Para os atletas que necessitam de hospedagem, foi preparado um pacote especial de preços para quem participar do Brutall Imbé Open de Surf no tradicional Hotel Paulinho, localizado muito perto do local da competição, na Avenida Rio Grande, 1060, telefone (51) 3627-1209.
A festa oficial do Brutall Open de Surf será na casa noturna Cais do Porto. A programação terá a Banda Stereosound trazendo seu pop rock de qualidade, além o DJ André Sarate. Outras informações sobre a festa podem ser obtidas diretamente com os promoters Camacho (51 9113-4801) e Gil (51 9177-0000), ou no site http://www.caisdoporto.com.br/.
O BRUTALL IMBÉ OPEN DE SURF é apresentado pela ASIB, conta com o apoio da Surf College, Hotel Paulinho, Nutrimate, DHD Surfboards, Pizzaria Mare Mio, X-10 Surf e Skate, Proibt Wave, UPDIE e Heelflip, Nexpa, Atomic Energy Drink, Natural Móveis, Cais do Porto, Inbeer Conveniências e Netuno Pranchas. Além é claro do Governo do Estado e FUNDERGS. Supervisão da Federação Gaúcha de Surf.

Fonte: Site Federação Gaúcha de Surf

Agenda Favo Literário - Balneário Pinhal


Programação do Favo Literário para sexta, sábado e domingo. Participe !

23/10/2009
10h às 12h - Teatro Infantil
Grande Habiclich com Rogério Hoch
14h às 16h - Martha Medeiros
Atividade de integração autor & leitor
16h30min às 18h - Celso Gutfreind
Atividade de integração autor & leitor
18h às 19h - Oficina aberta de Street dança
19h às 21h - Apresentações Artísticas - Talentos Locais
22h -Show – Bandinha Di Da Dó
24/10/2009
10h às 12h - Contação de Histórias – Adriane Azevedo
14h às 16h - Contação de Histórias Adriane Azevedo
16h - Coral Carlos Bina – Sogil
17h - Arte&literatura em desfile
18h às 20h - Sarau cultural
20h30min - Grupo de Projeção e Folclore Vera Guerra
22h - Show - Banda Fuzue
25/10/2009
10h às 12h - Oficina de Dança de Salão – Aline Rosa
14h às 16h - Espetáculo circense
17h às 19h - Apresentações de Bandas Marciais
19h às 21h - Show – Banda Nardel
21h -Show – Banda Cadilac
com informação site da Prefeitura de Balneário Pinhal

Condição de surf - Litoral RS

No RS, ondulação diminuiu nesta sexta em relação a quinta.
As ondas nas praias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina não passam de 0,5m, menores em relação à última quinta. Confira as condições do mar de acordo com o repórter da Rádio Atlântida Ki Fornari:
Litoral norte gaúcho - Tempo: Ensolarado (20º) Ondulação: Leste/Sudeste Tamanho: 0,5m na série Formação: Irregular Vento: Norte Fraco a moderado (rajada máx. 13km/h) Corrente: Nula Temperatura Água: Short ML ou Long John Dica do Ki Fornari: A ondulação declinou em relação a ontem, e as ondas quebram com no máximo 0,5m na série. Além disso, o vento já sopra do quadrante norte, prejudicando a formação das ondas. A maré seca deste início de manhã faz com que as ondas fechem bastante também. Condição pode melhorar mais perto do meio-dia. O vento embala para a tarde, soprando de nordeste.
*Informações referentes ao exato momento da foto (8h).

Fonte: clicrbsesportes
Foto: Ki Fornari

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vigilância Sanitária fiscaliza - Xangri-lá

A Vigilância Sanitária de Xangri-Lá efetuou nova barreira. A informação é do médico veterinário Marcelo Lopes, diretor do órgão. De acordo com ele, o objetivo do trabalho foi verificar o transporte de mercadorias, notamente os produtos alimentícios. Diversos caminhões e caminhonetes foram abordados e receberam a fiscalização, que contou com o auxílio da Brigada Militar. Os técnicos municipais de saúde chegaram a apreender algumas peças de carnes e frios, que estavam sendo transportadas fora da temperatura regulamentar. A barreira funcionou durante toda a tarde da quarta-feira (21/10) na Rua Jacuí, principal entrada do Município de Xangri-Lá. O veterinário informa que a Vigilância Sanitária vai continuar realizando barreiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Xangri-lá
Foto: Marcelo Nitschke

Marquise desaba em Cidreira

Por volta da 23h45min desta quarta-feira, desabou a marquise lateral do prédio da rodoviária de Cidreira, no litoral norte, na área onde os passageiros embarcam nos ônibus. O local não estava em horário de funcionamento e ninguém ficou ferido. Os bombeiros isolaram o prédio, que fica na Rua Mostardeiros, em frente a Concha Acústica, no Centro.— É um prédio antigo, com mais de 40 anos. Ainda bem que o problema ocorreu durante a noite. Se fosse de dia poderia ser uma tragédia já que ficam cerca de 40 pessoas, em média, perto do local que desabou — explica o secretário de Obras, Luiz Paulo Cardoso. Ele esteve na rodoviária nesta quinta-feira com o engenheiro da prefeitura e fiscais de obras. O secretário pretende pedir a interdição ao proprietário do prédio, que é locado pela prefeitura. Segundo Cardoso, um novo prédio para a rodoviária deve ser liberado amanhã para uso, na Rua Nordeste. A nova sede foi feita pela empresa Palmares em uma área cedida pela prefeitura. Hoje, funcionários da rodoviária continuam atendendo ao público em uma lancheria ao lado do local e o embarque ocorre provisoriamente em um estacionamento, diz o secretário.

Fonte: zerohora.com
Foto: Cesar Tubino