segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Reveillon em Torres



Secretaria de Turismo de Torres já fechou a programação para o Réveillon 2010. A grande festa de Fim de Ano começa cedo, a partir das 20h30min, na Praia Grande. Muita música até a madrugada e à meia noite um espetáculo piromusical de 15 minutos para começar o ano com muita animação. A principal atração musical é o grupo nacional Turma do Pagode, que subirá ao palco logo após o espetáculo pirotécnico, seguido pelos Djs Fat Duo. Entre as atrações também estão às bandas regionais O Quinto Sistema de Origem e Indústria nacional. Torres realiza o maior Réveillon do Rio Grande do Sul e o 4º maior à beira-mar do Brasil.
A grande festa reúne milhares de pessoas na areia da Praia Grande para comemorar a virada do ano e marca o início da alta temporada de veraneio. É também o Reveillon mais seguro do Estado, com um esquema especial de seguranças particulares, além do reforço da Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Secretária Municipal de Saúde. O Réveillon de 2009 reuniu cerca de 350 mil pessoas, batendo o recorde de público do evento. Apesar do grande público, a festa transcorreu com tranqüilidade. Informações sobre o Réveillon de Torres na Secretaria Municipal de Turismo: (51) 3664-1411 ou pelo e-mail turismo@torres.rs.gov.br.

Programação Réveillon 2010 Torres

31/12/2008 - Praia Grande
A partir da 20h30min – Banda O Quinto, seguido por Sistema de Origem e Indústria Nacional
24h - Show piromusical
0h15 – Turma do Pagode
2h – DJs Fat Duo

Fonte: Site Pref. Mun. de Torres

Fotos : Adriano Daka

Duplicação da Paraguassú - Capão da Canoa



Avenida Paragaussú

A Administração Municipal do Capão da Canoa preocupada com o grande fluxo de veículos, ciclistas e do crescimento populacional na zona norte do município, traçou um projeto de gestão planejada com a nova realidade do município para a Avenida Paraguassú, principal via de ligação com os distritos de Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim. Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, lembra que a atual Avenida Paraguassú, tem uma história sobre o desenvolvimento do litoral norte, como a denominação de estrada interpraias, e foi de responsabilidade do Estado no passado, e hoje, de responsabilidade dos municípios que atravessa de sul ao norte. Hoje com uma única pista de rolamento e sem acostamentos tornou-se um perigo iminente para quem usa esta avenida, trazendo insegurança, pelo número de acidentes que tem acontecido atualmente. Outro fator importante é o acentuado crescimento populacional e comercial no município no seu trajeto até a Praia do barco, e sendo assim tornou-se prioritário a sua duplicação para a segurança dos motoristas, ciclistas e os pedestres no seu deslocamento. Estará presente o Vice-Presidente da Câmara da Federal, o Deputado Marco Maia, para participar do anúncio oficial pelo Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano sobre a disponibilidade financeira já assegurada para a 1º Etapa da duplicação e apresentação do processo licitatório para o inicio da obra. A solenidade de apresentação do projeto da duplicação será na próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro de 2009, no Centro Administrativo Municipal Ângelo Maggi Boff, às 19 horas, no auditório Margarete Lins Germano Vieira.

Fonte: Site Pref. Municipal de Capão da Canoa
Foto: Beto Rodrigues / PMCC

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Balneário Pinhal para o Brasil



Pórtico de Balneário Pinhal

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais... O município de Balneário Pinhal, no litoral norte do Rio Grande do Sul, está encontrando canais de visibilidade e divulgação em todo o país. Uma rápida busca no Google, por exemplo, permite encontrar matérias do município em sites das cidades de Trairão/Pará; em Angatuba/São Paulo; Janduís/Rio Grande do Norte; Bom Jesus/Rio de Janeiro e Visconde do Rio Branco/Minas Gerais.

As matérias publicadas nestes e outros sites são produzidas pela Assessoria de Comunicação do município, coordenada por Sandra Veroneze. Segundo ela, com o advento da internet, os limites ficaram muito pequenos na busca de mídia espontânea para as atividades realizadas no município. Muitas vezes, afirma, além do contato realizado com os veículos de comunicação mais próximos, outra via também é ativada: as informações que ficam disponíveis no site de Balneário Pinhal, www.balneariopinhal.rs.gov.br, são buscadas pelos mais diversos profissionais e veículos de comunicação e muitas vezes repicadas para outros contatos.

Fonte e foto:  Site da Pref. Mun. de Balneário Pinhal

Torres tem Festa do Marreco no final de semana




Neste final de semana, nos dias 28 e 29 de novembro, acontece a 5ª edição da Festa Regional do Marreco de Pequim (Ferema), no CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João em Torres. Para quem já é adepto da carne leve e saborosa que conquistou o sul do país, ou quer provar para conhecer, vale conferir a programação.


No sábado e no domingo será servido um café rural, organizado pelo Clube de Mães do Campo Bonito, uma oportunidade de experimentar a culinária típica do interior do município. O fechamento da noite fica por conta do I Villa`s Chop Fest, no Salão Paroquial São José Operário. No domingo, a dica é o famoso almoço à base de carne de marreco de pequim, a partir das 11h30. Durante a tarde acontecem os Jogos Marrecolímpicos, uma arena recebe várias brincadeiras em que os participantes saem sujos de lama, clara e gema de ovo. São jogos como Caça ao Marreco na Lama, Arremesso de Ovo, Corrida do Marreco e Futebol de Sabão. Promete boas risadas. Além disso, durante todo o dia vai acontecer uma Feira de Indústria e Comércio, que possui praça de alimentação.

Mais sobre a importância do evento

O marreco de pequim se tornou um eficiente auxiliar dos produtores de arroz de Torres. Introduzida na lavoura após a colheita, a ave come sementes de plantas invasoras e caramujos, ao mesmo tempo em que revolve e aduba a terra, deixando-a quase pronta para o plantio seguinte. Ao fim do ciclo, é necessário abater a ave, surgindo então à ideia de realização da festa. A técnica também proporciona um equilíbrio ecológico, pois dispensando o uso de defensivos agrícolas e melhora a fertilidade do solo. É uma prática simples, acessível e ideal para pequenos agricultores porque requer baixo investimento, limitando-se à compra de marrecos e ao uso mínimo de mão-de-obra na condução e manejo dos animais na área de lavoura.

Com informações da Pref. Mun. de Torres
Banner: Divulgação

Utilidade Pública - Litoral RS

Recebi e-mail da Agência Severas Merchandising & RH  de Porto Alegre , pedindo que divulgue vagas de emprego no Litoral. A quem interessar segue os dados:

02 Promotor com moto para o Litoral

Experiência em Açougue ou Fiambreria
Entrar em contato através do telefone (51) 30132426.
http://www.severas.com.br/

Dia 30 abre inscrições para o Projeto Praia Limpa


Tramandaí

A Prefeitura de Tramandaí através da secretaria de Ação Social realiza durante a temporada de verão o Projeto Praia Limpa, com a participação de jovens da cidade. As inscrições para participar do projeto estarão acontecendo de 30 de novembro a 4 de dezembro 2009, junto a Casa da Cidadania, na rua Cristóvão Colombo, no bairro São Francisco de Assis II. Para participar é preciso ter de 14 a 17 anos de idade, já ter participado de projetos sociais(Crescer e Recuperando a Geração do Futuro) realizados pela secretaria de Ação Social, e estar frequentando a escola. No total serão cem vagas e os jovens atuarão na conscientização, levando informação à população na beira mar sobre o correto descarte de lixo e preservação ambiental. O projeto Praia Limpa acontecerá de 15 de dezembro de 2009 a 28 de fevereiro de 2010.

Fonte: Site Pref. Mun. de Tramandaí
Foto: Sonia Brusius

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Natal Verão Luz - Imbé



Preparativos para o Natal Verão Luz

Para tornar o Natal de Imbé num evento inesquecível, a Secretaria de Turismo com o auxílio da Secretaria de Obras, está usando muita criavidade na decoração e variedade de enfeites natalinos.

Segundo o secretário de Turismo, Fabrício Rebechi, esta semana a comunidade e os visitantes já podem ver mais pontos decorados na cidade. “Queremos retomar o encanto que as luzes faziam anos atrás neste período festivo, pois elas ampliam nossas emoções”, comenta.
As equipes de trabalho acreditam que até o final da semana a avenida Garibaldi estará toda iluminada com estrelas decoradas nos postes. O mesmo acontece com o lago do Braço Morto, que já está recebendo um presépio.
Para o prefeito Darcy Luciano Dias, além da decoração e o espírito natalino que contagia à todos, a cidade fica embelezada para receber os turistas e visitantes.
O Natal Verão Luz de Imbé ocorrerá de 05 de dezembro a 16 de janeiro.

Fonte e Foto: Site da Pref. de Imbé

Caco Barcellos hoje na Feira do Livro de Osório


Jornalista Caco Barcellos

Mesmo com o calor intenso dos últimos dias, a 24ª edição da Feira do Livro de Osório está movimentando o centro da cidade. As atividades da feira continuam com uma grande participação das escolas e público.
A escritora Letícia Wierchoski, autora do livro A Casa das Sete Mulheres participou da feira do livro de Osório no final da tarde, no bate-papo onde a escritora falou das suas obras, da vida pessoal e do prêmio jabuti que ela ganhou este ano na categoria infantil.
“Escrever e ser escritor, tu tens que abrir essa picada sozinho, não tem uma estrada que você entre nela, foi difícil, mas tudo começou pelo grande amor que eu tenho pelos livros, sempre gostei muito de ler e sempre fui uma pessoa muito criativa”, revelou a escritora porto-alegrense, de 37 anos mãe dos meninos João, 8 anos e Tobias, de apenas 1 ano. A escritora de origem polonesa (por isso o sobrenome difícil), volta a falar das suas origens no seu próximo romance que deve ficar pronto na metade de 2010.
E uma das grandes atrações da feira do livro de Osório nesta quinta-feira, dia 26, são as palestras com Içami Tiba, o psiquiatra vai falar de temas relacionados sobre a educação dos filhos, é às 19h30min, logo em seguida, o jornalista Caco Barcellos vai falar sobre os seus livros que são grandes reportagens que abordam a questão da violência urbana, será a partir das 20h30min, no Largo dos Estudantes.

Fonte e Foto: Site da Pref. Municipal de Osório

SESC - Maturidade Ativa em Torres

Um total de 1.980 quilos de alimentos e 4.852 fraldas geriátricas foi entregue nesta quinta-feira (dia 26) a duas instituições sociais de Torres – Casa do Pão e Slave. A ação foi possível devido à mobilização de mais de 1,5 mil idosos representantes de todas as regiões do RS, que estão em Torres na VI Convenção dos Clubes Sesc Maturidade Ativa. “É uma alegria ver que os idosos que estiveram no evento realmente estão engajados nas ações sociais propostas. Seguiremos propondo e incentivando atitudes desta grandeza”, informa a coordenadora dos Clubes Sesc Maturidade no RS, Andrea Castiglia.
O evento, realizado de 24 a 27 de novembro, no litoral norte envolveu idosos de 38 municípios em dezenas de atividades voltadas à qualidade de vida. Mais do que diversão, eles encontraram um estímulo para um envelhecimento mais saudável. Além das ações sociais e do engajamento comunitário, oficinas de dança, câmbio, surf, fotografia, cidadania e liderança estiveram na programação.
Sobre os Clubes Maturidade Ativa - Todos os anos, mais de 3,4 mil idosos participam das ações desenvolvidas pelos 41 Clubes Sesc Maturidade Ativa localizados em 38 cidades gaúchas. Com o objetivo de valorizar as pessoas com mais de 50 anos, os Clubes promovem ações de saúde física e mental, de intercâmbio cultural, estímulo ao envolvimento social, ao desenvolvimento do trabalho comunitário e solidário. Os grupos constituem um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual. Outras informações podem ser obtidas pelo site http://www.sesc-rs.com.br/.

Fonte: Site SESC/FECOMÉRCIO

FEREMA - Torres

 
Neste final de semana , 28 e 29, acontece a  Festa Regional do Marreco de Pequim de 2009 ,  no CTG Porteira Gaúcha, Vila São João, em Torres. Essa será a quinta edição do evento que tem por objetivo divulgar o consumo da carne e do ovo do marreco, além da farinha do arroz. Serão dois dias de festa com variada programação para os visitantes, que inclui degustação de comida à base de marreco e arroz produzidos em Torres, café rural, com pães, cucas salgados e doces produzidos pelas comunidades da zona rural, exposição de artesanato, baile e tarde dançante, além dos divertidos jogos Marrecolímpicos.

Este ano, a Festa Regional do Marreco de Pequim (Ferema) consta no calendário estadual de eventos da Secretaria Estadual do Turismo, sendo mais uma atração turística para o Estado e para Torres. A comissão organizadora da festa é composta pelo Grupo de Mulheres Agricultoras de Rio Verde, Prefeitura de Torres, Cooperverde e Emater.
O marreco de pequim se tornou um eficiente auxiliar dos produtores de arroz de Torres. Introduzida na lavoura após a colheita, a ave come sementes de plantas invasoras e caramujos, ao mesmo tempo em que revolve e aduba a terra, deixando-a quase pronta para o plantio seguinte. Ao fim do ciclo, é necessário abater a ave, surgindo então à ideia de realização da festa. A técnica também proporciona um equilíbrio ecológico, pois dispensando o uso de defensivos agrícolas e melhora a fertilidade do solo. É uma prática simples, acessível e ideal para pequenos agricultores porque requer baixo investimento, limitando-se à compra de marrecos e ao uso mínimo de mão-de-obra na condução e manejo dos animais na área de lavoura.

Local: CTG Porteira Gaúcha, Vila São João - Torres
Contato: Secretaria MUnicipal da Agropecuária e Pesca: (51) 3664-1411 ramal 256

Fonte e Banner: Pref. Mun. de Torres

Imbé se programa para o verão



A Secretaria Municipal de Turismo e Desporto de Imbé (Setur), está finalizando a programação de atividades esportivas, eventos culturais e shows musicais para a temporada do Verão 2009/2010.

A pré-programação será divulgada nos próximos dias. No entanto, o secretário Fabrício Rebechi está abrindo uma nova oportunidade para os artistas, grupos, bandas e conjuntos musicais que tenham interesse em compor a programação Musical de Verão.
Conforme Rebechi, a Setur está preparando uma programação musical cheia de atrações e o envio de release de artistas à Secretaria é importante para a elaboração de uma programação que satisfaça todos os públicos.
- Estamos programando um verão intenso, com diversas atrações, para que nossos moradores, turistas e veranistas possam desfrutar as férias com muito mais emoção – afirmou o secretário.
Os releases devem ser enviados para a Setur (Avenida Rio Grande, 1461). Mais informações pelo telefone (51) 3627.5028 ou pelo e-mail turismo@imbe.rs.gov.br.

Fonte e Foto: Site Pref. de Imbé

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Balneário Pinhal se prepara para o verão



A temporada de veraneio 2009/2010 de Balneário Pinhal, com a necessidade de formar uma força-tarefa para fazer frente aos prejuízos dos temporais da última semana, terá seu início efetivo atrasado em alguns dias. A afirmativa é do prefeito Jorge Fonseca, que já está com um cronograma de atividades formatado para que o próximo veraneio conte com toda infra-estrutura necessária para melhor atender os mais diversos públicos que visitam a cidade durante o verão.

Limpeza de ruas, colocação da sinalização a beira da praia, instalação de lixeiras na beira da praia e na cidade, repintura das faixas de segurança e outras são algumas das atividades que estão postergadas.
Uma das boas notícias é o asfaltamento de parte de ruas, como a de acesso ao posto 24 horas (Alameda Rene Horn) na sede, e um trecho da Avenida Itália, também na sede. A licitação já foi realizada e a previsão é de que as obras iniciem em breve. Os recursos, na ordem de R$ 600 mil provenientes do Ministério da Cidade e com contrapartida do Município, também resultarão no asfaltamento de trechos das ruas Salzano Vieira da Cunha e a Av. Salgado Filho, no distrito do Magistério.
Segundo o prefeito Fonseca, é importante salientar a operação tapa buracos da Rodovia 786, que corta o município e é a via de acesso para os veranistas que vão para Quintão. Segundo Fonseca, são mais de 80 mil pessoas que usam o trecho e que agora contam com mais segurança.
Para o dia 1º de dezembro, também está previsto o início das atividades de um grupo de 30 pessoas integrando mais uma frente emergencial de trabalhos, que atuarão no asseio da cidade.

Fonte e Foto: Site Pref. Mun. de Balneário Pinhal

Feira Prove Capão inicia nesta quinta




Em Capão da Canoa de 26 a 29 de novembro ocorre a 2ª Feira de Produção Artesanal, Prove Capão. A abertura oficial será na quinta-feira, 26 em um jantar com comidas típicas e muita tainha na brasa. Segundo as informações divulgadas pela Prefeitura de Capão da Canoa, nesta edição os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais de 60 expositores, além apresentações culturais, palestras e oficinas. Confira a programação e agende-se.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Feira do Livro de Osório


Feira do livro acontece no Largo dos Estudantes

Com o slogan Ler é crescer: seja grande!, iniciou ontem a 24ª Feria do Livro de Osório que ocorre no Largo dos Estudantes, até o dia 29 de novembro. A abertura da feira ocorreu ontem, dia 23, às 19h e 30min, com a apresentação da Banda Municipal e apresentação com o grupo teatral da Facos.
Além das dez bancas com os principais lançamentos literários adulto e infantil, durante toda a semana vão ocorrer palestras com escritores de reconhecimento regional e nacional como o jornalista Caco Barcellos, Içami Tiba, Paixão Côrtes, Letícia Wierzchowski, Fabrício Carpinejar, Carlos Urbim, Vitor Ramil, entre outros.
A patrona da feira, este ano, é a educadora Tereza Gamba que há meses já está divulgando a feira através do projeto Dialogando com a Patrona onde ela visitou escolas e instituições em Osório, promovendo palestras sobre literaturas.
O xerife da feira será o historiador e escritor Marco Antônio Velho Pereira.
Pela primeira vez, a feira terá um homenageado e será o folclorista Paixão Côrtes, que além de prestigiar o evento, fará a apresentação de um material inédito da década de 50, mostrando o depoimento de pessoas do litoral, daquela época, sobre os costumes e tradições gaúchas.
Uma das alterações da programação será a palestra do jornalista Caco Barcellos que virá na feira na quinta-feira, dia 26, às 20h, e não mais no domingo, a mudança ocorreu por alterações na agenda do jornalista.
Além do Largo dos Estudantes, durante a feira será montado um circuito cultural com exposições e atrações em vários locais da cidade como o CTG Estância da Serra, a Câmara de Vereadores, o Espaço Cultural Conceição, o Museu Antropológico, a Biblioteca Pública Fernandes Bastos.
Será uma semana em que Osório vai respirar literatura. Agende-se e participe desse importante evento cultural. Mais informações pelo telefone (51) 3601 2179.

Fonte e Foto: Site da Pref. Mun. de Osório.

Reunião pela expansão da UFRGS no Litoral Norte - Tramandaí


Reunião na reitoria da UFRGS

O prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister esteve em Porto Alegre na manhã de segunda-feira, onde participou no salão de festas da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de uma apresentação/debate, sobre a possibilidade de criação de um Campus no Litoral Norte. O reitor Carlos Alexandre Netto e o vice-reitor Rui Vicente Oppermann, da UFRGS, receberam uma comissão composta por integrantes do Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa, Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores do Litoral Norte. Da reunião também participaram membros da Administração Central da Universidade. Na ocasião, o reitor informou que já estão sendo realizados estudos para a elaboração do projeto de expansão e destacou o caráter suprapartidário da questão, pois representantes das bancadas gaúchas de todos os partidos, apóiam a idéia. Os parlamentares e prefeitos presentes se comprometeram a reunir esforços e buscar recursos para permitir que UFRGS ofereça cursos e serviços no Litoral Norte.


Fontee Foto: Site da Prefeitura de Tramandaí
Foto: Candinho Andrade

Obras em Imbé


Obras em Imbé

A Prefeitura de Imbé iniciou nesta semana as obras de asfaltamento da avenida Beira Mar. Na terça-feira (17), máquinas da empresa Petrosul, começaram a preparar a base para posteriormente receber o asfalto. Com rolos e maquinários, os técnicos da Petrosul perfilaram o defeito da pista com brita graduada.

Ao todo serão aplicados 6.375 metros quadrados de asfalto na via, entre a avenidas Garibaldi e Caxias do Sul. Conforme o prefeito Darcy Luciano Dias, a obra garantirá mais conforto e qualidade de vida para milhares de motoristas, moradores e veranistas que utilizam diariamente a Avenida.

Após a Beira Mar, a Prefeitura iniciará o asfaltamento da Avenida Porto Alegre, no centro da cidade. Também está nos planos do governo Darcy o asfaltamento da Rua Alegrete e todo o bairro Courhasa.

Fonte e Foto: Site da Pref. Mun. de Imbé

Temporal no Litoral - Muito trabalho para reconstruir - Balneário Pinhal


Força-tarefa em ação
O município de Balneário Pinhal, no litoral norte do estado, continua os trabalhos de reconstrução depois do vendaval ocorrido na semana passada. A força-tarefa iniciou na sexta-feira, com entrega de telhas para as famílias prejudicadas e limpeza das ruas, trabalho este que teve prosseguimento no sábado e foi retomado hoje, segunda-feira.


Reunião com Defesa Civil
Na sexta-feira, o prefeito Jorge Fonseca reuniu-se com os prefeitos de Tramandaí, Anderson Hofmaister; de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, juntamente com o coordenador regional da Defesa Civil estadual, major Luiz Fernando Santos Carlos. O major foi designado pela governadora Yeda Crusius, como representante, para o levantamento dos danos causados pelas chuvas no litoral norte. Na ocasião, o prefeito Fonseca apresentou o Relatório de Avaliação de Danos, onde constam os números dos estragos no município, tanto em residências particulares, como públicos, em toda a extensão da cidade. No total, foram destelhadas cerca de 600 casas e o pedido de situação de emergência para Balneário Pinhal foi homologado na sexta-feira.

Auxílio do governo do Estado
A governadora conversou com os prefeitos dos três municípios por telefone. Através da Defesa Civil e secretarias, garantiu apoio para auxiliar na recuperação dos locais danificados. Ainda nesta sexta-feira, foram remetidas para o litoral norte quatro carretas, cada uma com telhas, além de dezenas de kits dormitório (com travesseiro, fronha, lençol e cobertor) e também cestas básicas em ajuda à população.
A Prefeitura de Balneário Pinhal recebeu quase 80 toneladas de telhas de amianto de 6mm, 5mm e 4mm.

Força tarefa
Em Balneário Pinhal, desde sexta-feira, uma força tarefa foi estruturada para atender a população. “Pedimos que as famílias atingidas entrassem em contato conosco, para fazermos o cadastro. Com a equipe na rua averiguando situação por situação, imediatamente começamos a distribuir as telhas para a população atingida”, afirmou Fonseca.
As aulas na rede municipal, que haviam sido suspeitas, voltaram hoje, segunda-feira, à normalidade.

Fonte e Foto: Site da Pref. Mun. de Balneário Pinhal

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Temporal no Litoral - Governadora recebe prefeitos do Litoral Norte


Governadora reunida com prefeitos do Litoral Norte
A governadora Yeda Crusius recebeu, nesta segunda-feira (23), cerca de 14 prefeitos, na Casa Militar do Palácio Piratini, para discutir as próximas ações da Defesa Civil de auxílio humanitário aos municípios atingidos pelos temporais no Rio Grande do Sul. Yeda ouviu agradecimentos pela rapidez com que o Estado tem prestado socorro às localidades afetadas e salientou a importância do trabalho conjunto do governo estadual e dos municípios para agilizar o enfrentamento dos eventos climáticos.

"Graças ao relato que os prefeitos me trazem, é possível dar continuidade à relação mútua que gera resultado para as comunidades. Conseguimos, através da Defesa Civil, ter agilidade imediata e pensar no futuro de maneira estrutural, que é a marca deste governo", frisou.

Os prefeitos receberam formulários onde devem constar os levantamentos dos prejuízos sofridos pelos municípios, para que as informações sirvam de base para o documento final que precisa ser enviado à Defesa Civil Nacional. Este procedimento é necessário para que os municípios em estado de emergência possam receber recursos federais.

Para a governadora, trabalhar em sintonia com as comunidades gera resultados concretos . "Só no ano de 2009, já tivemos 16 eventos traumáticos no Estado. É necessário o retorno das prefeituras para que possamos dar uma resposta imediata. A partir dessa integração, estabelecemos uma relação efetiva de respeito e confiança mútua com o Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil Nacional", observou.

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, afirmou que o trabalho da Defesa Civil é fundamental para a reconstrução das cidades. "A governadora e a Defesa estão de parabéns, pois, pela primeira vez, vemos um governo engajado, oferecendo os recursos necessários para resolver os problemas enfrentados pelos municípios. Com certeza, é um gesto de solidariedade com as comunidades atingidas", ressaltou.
"Tivemos uma pronta resposta do governo, e eu quero relatar à governadora a satisfação da nossa população pelo rápido atendimento", disse o prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Luiz Fonseca. "A ação imediata e a boa relação que temos com a governadora nos permite levar adiante a ideia de construir um fundo especial para enfrentarmos esses eventos climáticos cada vez mais frequentes", afirmou o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister. Glaci Osório, prefeita de Capivari do Sul, resumiu assim o sentimento dela e de seus colegas: "Que bom que a nossa governadora está preocupada em tão logo prestar socorro a essa população necessitada. A ajuda veio rápida."

Fonte: Site do Governo do RS
Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

Xangri-lá busca recursos em Brasília


Escola Petronilha também foi severamente atingida pela tempestade

O prefeito de Xangri-Lá e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Celso Bassani Barbosa, estará em em Brasília, esta semana, com o ministro da Educação, Fernando Haddad. O chefe do Executivo de Xangri-Lá vai solicitar recursos para reconstrução de duas escolas de Xangri-Lá, duramente atingidas pelo temporal da semana anterior. A Escola Lobinho Guará, que tem 80 alunos, teve telhas arrancadas e grande parte de sua estrutura severamente danificada. “Os estudantes vão assistir aulas em um clube para poderem finalizar o ano letivo, ressaltou. Os alunos da Escola Petronilha, que teve parte de sua estrtura danificada, serão relocados para a outra parte do prédio que não sofreu danos. Junto com a comissão de prefeitos da região, composta por representantes de diversos municípios atingidos, o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte pretende apresentar um amplo relatório dos estragos causados pela tempestade. Só pra citar como exemplo, a recuperação das escolas de Xangri-Lá terá um custo em torno de R$ 500 mil. Ainda na sexta-feira, o prefeito Celso Barbosa decretou Situação de Emergência em toda a área do Município. O Decreto foi acolhido pela Defesa Civil do Estado a exemplo de inúmeros municípios gaúchos que adotaram a mesma medida.

Fonte e Foto: Ass Com. Pref. Mun de Xangri-lá/Marcelo Nitschke

Tempo e Surf - Litoral RS



Molhes em Torres

Tempo instável e algumas ondas no litoral gaúcho nesta segunda-feira.
Um swell do quadrante Leste atua nas praias da região com séries de 0,5 metro nos melhores picos.
Nos Molhes de Torres, quebram valas de ótima formação para o treino da galera local.
O vento Nordeste sopra fraco desde cedo e deve se intensificar bastante no decorrer da tarde. O período de pico é de aproximadamente 7 segundos.
Para terça-feira, os gráficos de previsão apontam que a ondulação de Leste ganha intensidade, mas o vento Nordeste sopra forte o dia todo.
Por Lucas Conejero


Fonte e Foto : Site waves.com.br

Convenção Estadual da Maturidade Ativa em Torres


V Convenção , em 2008

Entre os dias 24 e 27 de novembro, cerca de 1,5 mil idosos de vários município gaúchos se reúnem para a VI Convenção dos Clubes Sesc Maturidade Ativa, na praia de Torres, no litoral norte. O evento, que acontece anualmente, conta com uma programação intensa voltada para o envelhecimento saudável. Apresentações artísticas, oficinas de dança, câmbio, cidadania e liderança são algumas das atividades previstas.
A agenda inicia no dia 24, com a realização de uma assembléia geral com as diretorias e comissões, das 14h às 17h30, no Auditório da Ulbra Torres. A abertura oficial do evento acontecerá às 20h30 com a presença de autoridades no município e da região, assim como da gerências do Sesc/RS. A solenidade será seguida da apresentação das bandas The Fevers e Golden Boys, no Ginásio da Ulbra. O espetáculo, que é fechado aos idosos da Maturidade Ativa, será o momento para conferir sucessos como Mar de Rosas, Menina Linda, Dianna, Hey Girl e Eu Te Darei o Céu.
Já nos dias 25 e 26, os participantes têm à disposição uma programação com atividades voltadas para artesanato, esporte, culinária e fotografia. Além disso, estão previstas duas ações sociais que beneficiam entidades de Torres com alimentos não-perecíveis (feijão, arroz, óleo, polenta, farinha), leite e fraldas geriátricas. A “Casa do Pão” - núcleo de assistência e promoção social do Centro Espírita Caminho da Luz que atua há 20 anos atendendo crianças e idosos, no bairro Guarita – e a “Slave” – que atende e abriga idosos – receberão os produtos doados pelos Clubes. As entregas serão no dia 26, no horário da manhã e da tarde, a partir das 10h e das 15h.
Nesta edição do evento, participam integrantes de 38 cidades do Estado. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 41 Clubes Sesc Maturidade Ativa, que agrupam mais de 3,4 mil idosos. Os grupos constituem um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual.

Fonte e Foto : Site do SESC/FECOMÉRCIO/RS

Natal dos Bons Ventos - Osório


Ruas decoradas



Abertura do natal dos bons ventos
Foto: Fabiane Michaelsen

Osório em clima de Natal. A decoração natalina este ano teve um investimento maior da Prefeitura Municipal de Osório para tornar a cidade mais bonita, aumentar a auto-estima das pessoas e ainda, atrair visitantes para a cidade, tornando-se uma atração turística no Litoral Norte.

O acender das luzes, que deu início à programação do Natal dos Bons Ventos em Osório ocorreu neste sábado, dia 21, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, com a apresentação do grupo de músicas gospel Korus Line.

Fonte e Foto: Site da Pref. Mun. de Osório

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Temporal no Litoral

O Litoral Norte sofre ainda as conseqüências dos fortes ventos da quinta-feira, como a falta de energia elétrica e acesso restrito à rede telefônica. Muitos moradores tiveram que abandonar suas residências e permanecem desalojados. A situação nos municípios é caótica, as prefeituras de Tramandaí, Balneário Pinhal, Três Cachoeiras, Capão da Canoa, Xangri-lá, Arroio do Sal, Três Forquilhas e Cidreira decretaram estado de emergência. A chuva de hoje só agravou os problemas.


Conforme informei ontem aqui no blog, o vendaval afetou centenas de telhados em Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Xangri-Lá e Tramandaí. Muitos veranistas foram conferir hoje o estado de suas casas. No final de semana, o vento dará uma trégua, com pancadas de chuva esparsas, permitindo que moradores e veranistas sigam para o litoral e providenciem os primeiros consertos.

Tramandaí
O vento chegou a atingir 133 km/h, tal proporção nunca havia sido registrada anteriormente. 9 mil construções foram atingidas e 80 pessoas ficaram feridas. O hospital da Ulbra, por exemplo, teve estragos em uma ala inteira, remanejando inclusive pacientes.

Balneário Pinhal
O balneário foi uma das cidades que mais sofreu com a tempestade. A energia elétrica está funcionando em alguns pontos e o fornecimento de água está controlado.

Xangri-lá
O município está em situação de emergência. A comunidade ainda sente o efeito dos estragos. Foi lá que duas escolas foram atingidas, felizmente as crianças não sofreram riscos. Vários comércios também sofreram sérios danos, e a Prefeitura segue verificando os problemas que estão espalhados pelo município. Segundo informações veiculadas na imprensa Guará foi o distrito que sofreu mais prejuízos. Moradores de Rainha do Mar me informaram que no início da ventania providenciaram tijolos em cima das telhas para amenizar o prejuízo.

Imbé
O município ainda contabiliza os prejuízos. Nesta sexta-feira servidores da Prefeitura foram dispensados por causa de risco de novo temporal. São contabilizadas mais de 500 famílias com prejuízo.

Cidreira
A cidade também contabiliza os prejuízos e trabalhou muito nesta sexta-feira para verificar e amenizar os estragos. Um destelhamento em uma escola deixou 30 pessoas feridas sem gravidade. Foram contabilizadas ainda algumas residências com atingidas.

(Confira algumas fotos nos post mais abaixo)

Com resumo de informações divulgadas na imprensa.


Noticias da Free Way



Free Way
No final de semana, dias 21 e 22 de novembro, a Free Way terá algumas interrupções no trânsito devido às obras realizadas pela Concepa na rodovia.
No sentido capital-litoral, as obras de ampliação deixam o trânsito com duas faixas liberadas para o tráfego entre os km 64 e 62, na região de Gravataí. Já no sentido litoral-capital duas faixas estarão liberadas para os veículos entre os km 37 e 38, em Santo Antônio de Patrulha, devido às obras de recuperação do pavimento de concreto.
Em Porto Alegre, entre o km 92 e 96 (entre Interconexão com a BR-116 e Ponte do Guaíba) seguem obras de implantação de iluminação e de defensas metálicas, que deixam uma faixa bloqueada no sentido capital-litoral, especialmente no sábado.
A Free Way é destaque na pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte, ao receber avaliação ótimo nos quesitos geometria, pavimento e geral.
A pesquisa envolve avaliação especializada de vários indicadores presentes nas rodovias. Na classificação geral, o Rio Grande do Sul teve 51,8% de suas estradas classificadas em estado regular.
A Pesquisa CNT de Rodovias 2009 avaliou 100% da malha rodoviária federal pavimentada e os principais trechos sob gestão estadual e sob concessão, sendo atualmente o diagnóstico mais atualizado e preciso sobre as condições de trafegabilidade da malha rodoviária do país.

Fonte: Site da Concepa
Foto: André Palacio/Blog do Litoral

SEMINFO discutiu novas tecnologias - Torres



SEMINFO
Atualização e interação, estas são as palavras que melhor traduzem a 8ª edição do SEMINFO – Seminário de Informática da ULBRA. O evento aconteceu de 13 a 15 de novembro, na ULBRA Torres, reuniu cerca de 250 pessoas e expôs trabalhos de pesquisa dos mais diversos estados do país, como Tocantins, Amazonas, Roraima, Mato Grosso do Sul e da capital federal, Brasília.

A programação do evento teve início na sexta-feira, 13, com a palestra Redes Sociais, ministrada porFranz Figueroa aos coordenadores inscritos no III FGCoordI – Fórum Gaúcho de Coordenadores de Cursos de Informática. Além do FGCoordI, outros três sub-eventos integraram a programação do Seminfo 2009, acontecendo paralelamente as atividades do seminário: VIII Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso; III WEI Tchê (Workshop de Educação em Informática); e C2S TI – Concurso de Cases de TI.
Sábado pela manhã foi a vez das oficinas e mini-cursos, com salas lotadas. Encerradas estas atividades, houve almoço de integração e, em seguida, foi realizada no auditório do campus a cerimônia de abertura oficial da 8ª edição do Seminário, com a participação do diretor da ULBRA Torres, Luís Antônio Longo.
Um painel de abertura, com o tema Convergências Tecnológicas, deu segmento a programação do segundo dia de evento. Paulo Ricardo Rocha, Diretor de Interiorização da SEPRORGS, Julio Ferst, Diretor Técnico da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e Fabiano M. Correa, Consultor de Projetos Especiais da Vivo, foram os convidados ilustres do painel, que discutiu a rápida evolução tecnológica e as tendências nas áreas da informática e da tecnologia para os próximos anos.
Uma novidade chamou a atenção dos participantes do Seminfo 2009. Enquanto se discutia os avanços da informática em painéis, palestras e sessões técnicas, acadêmicos e professores eram convidados a, simultaneamente, postar breves comentários e expressar sua opinião sobre os temas através da rede social mais comentada da atualidade, o microblog twitter. Com seus notebooks conectados através da internet wireless, os participantes postavam mensagens, transmitidas em tempo real por um telão instalado no auditório e para todo o mundo através da rede mundial de computadores.
O evento foi uma realização dos cursos da área de Informática da ULBRA, com a co-participação de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado, que auxiliam na sua organização e divulgação.

Fonte e Foto: Site da Ulbra Torres

Natal dos Bons Ventos inicia amanhã - Osório



Osório em clima de Natal. A decoração natalina este ano teve um investimento maior da Prefeitura Municipal de Osório para tornar a cidade mais bonita, aumentar a auto-estima das pessoas e ainda, atrair visitantes para a cidade, tornando-se uma atração turística no Litoral Norte.

O acender das luzes, que dará início à programação do Natal dos Bons Ventos em Osório será realizada neste sábado, dia 21, às 21h30min, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, com a apresentação do grupo de músicas gospel Korus Line, que promete encantar a todos com temas natalinos.

Fonte: Pref. Mun. de Osório

Rugby em Torres


O Super Seven de Torres 2009 acontecerá nos dias 21 e 22, no campo do Mar Azul em Torres. O torneio tem como objetivo ajudar a desenvolver o rugby no litoral norte gaúcho e extremo sul catarinense. O Torres Rugby Club tem o apoio da Prefeitura de Torres, Sul Back Produtos de Rugby e Open Source Computadores.

Local: Campo do Mar Azul
Contato: Guilherme (51) 9609 4956

Fonte: Site Pref. Mun. de Torres

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Fotos do Temporal - Litoral

Confira mais fotos divulgadas em zerohora.com que mostram os estragos no Litoral.



Vento derrubou postes em Tramandaí
Foto: Leonardo Ribeiro/zerohora.com


Xangri-lá teve muitas àrvores derrubadas
Foto: Marcelo Nitscke/zerohora.com


Ginásio de Tramandaí danificado
Foto: Leonardo Ludwig/zerohora.com



Complexo Hospitalar Ulbra ficou destelhado
Foto: Leonardo Ribeiro/zerohora.com

Mais informações sobre o Temporal no Litoral


Imbé

O prefeito de Xangri-lá, Celso Barbosa, informou que o balneário ficou completamente arrasado com o temporal desta quinta-feira. A escola infantil Lobinho Guará foi totalmente destruída. As fortes rajadas de vento começaram por volta das 13h30min, quando as professoras tiraram as crianças do local. No momento do incidente, havia cerca de 300 alunos no pátio, mas nenhum se feriu.
Em Cidreira, o desabamento do telhado e parte das paredes da escola Ildo Meneghetti deixou 15 crianças feridas. Os alunos foram atendidos no centro de saúde local e em hospitais de Tramandaí e Porto Alegre. O caso mais grave é de uma criança com fratura na perna.
Outros balneários também sofreram os efeitos da tempestade, com casas sendo destelhadas e árvores caindo. Em Tramandaí, o vento forte não teria durado mais do que 20 minutos. No entanto, o estrago foi grande. Boa parte dos vidros do prédio da Prefeitura e do Fórum estouraram durante a tempestade. Um ginásio de esportes foi parcialmente destalhado, enquanto aconteciam jogos escolares.
Em Capão da Canoa, os bombeiros ainda não conseguiram precisar o número de casas e escolas destelhadas. Mas há confirmação de que houve queda de postes e árvores. Os bairros mais atingidos seriam o Parque Antártico, Guarani e Zona Norte. O condomínio Condado, que é um residencial de alto nível do município, também foi atingido. A estrutura de um posto de combustível que estava sendo construído no local cedeu e as telhas voaram sobre casas. A avenida principal de da cidade está bloqueada em função da queda de duas árvores.

Fonte: correiodopovo.com.br
Foto: Galileu Oldenburg / Especial CP

Temporal no Litoral


Escola destruída em Xangri-lá

O temporal forte em todo Estado trouxe vários prejuízos para o litoral. Os dados do INMET das 14h registraram rajadas de vento de 133 km/h em Tramandaí. Segundo a meteorologista Estael Sias, é um vento muito forte e raro de ser registrado. Casas ficaram destelhadas em Nova Tramandaí e em Xangri-lá. A escola infantil Lobinho Guará teve seu telhado totalmente destruído. Em Cidreira, cerca de 30 crianças que lanchavam no refeitório da Ildo Meneghetti ficaram feridas após o telhado e parte das paredes ruírem, desabando em cima delas. Os alunos foram atendidos no centro de saúde local e em hospitais de Tramandaí, felizmente todos passam bem.
Foi confirmada também na tarde desta quinta-feira, 19, a quarta morte em decorrência dos temporais no Estado. Pedro da Silva Rosa morreu em Capivari do Sul, no distrito de Santa Rosa, às 13h, atingido por um galho enquanto dirigia um trator. O corpo do agricultor foi levado para o DML de Osório.

Com informações de zerohora.com e correio do povo.com.br
Foto: zerohora.com/Marcelo Nitschke

Melhorias em Atlântida Sul e Mariápolis - Osório



Atlântida Sul

Os balneários de Atlântida Sul e Mariápolis, pertencentes ao município de Osório, no Litoral Norte, estão recebendo melhorias na sua infraestrutura para recepcionar veranistas e turistas que visitam as praias.
Em Mariápolis, esta semana, iniciou a capina das ruas e cortes de grama das praças e avenidas. O serviço de reposição de calçamento, iniciado desde a semana passada, continua e, após, será realizado em Atlântida Sul.
Segundo o Secretário Municipal de Obras, Saneamento e Trânsito, Antônio Cláudio Oliveira, esse ano as obras de reestruturação foram adiantadas nos balneários. “Nós antecipamos a limpeza nas praias, para que o turista e o veranista encontrem uma praia limpa, meio-fio pintado, praças e canteiros revitalizados e a área asfaltada ampliada”, afirmou Oliveira.
Em Atlântida Sul, a Praça da Integração será revitalizada com a construção de uma nova cancha de bocha, a parte interna receberá calçamento e será feita a pavimentação do canteiro central da avenida Leme. A previsão é que até o final de dezembro, seja concluído o cronograma de asfaltamento do balneário de Atlântida Sul.

Fonte e Foto: Site da Pref. Mun. de Osório

Exposição "Máscaras Africanas" - Santo A. da Patrulha



Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior abriu na última quinta-feira a exposição “Máscaras Africanas”, que está mostrando o trabalho do artista plástico João Máximo, de Esteio/RS. Quem for ao Museu encontrará máscaras entalhadas em madeira, que traduzem a cultura afro brasileira. Além das máscaras, o público também irá conferir documentos de pesquisas que contam a história do negro no Brasil e trabalhos dos fotógrafos Ivan de Paula e Sebastião Salgado. A mostra permanece no Museu até o fim do mês de novembro.
A presidente da FMACJ, Valquíria Abreu de Oliveira, disse que não é apenas a data em que se comemora a Consciência Negra que a motivou a programar os eventos do mês de novembro: “na verdade sabemos que o preconceito ainda existe e não é só o racial. Existem muitos tipos de preconceito e através da cultura devemos enfrentá-lo. Necessitamos fazer uma escavação no nosso subconsciente, abrindo as portas dos sentidos, para que se possa visualizar, onde está guardado o nosso preconceito.”

Fonte e Foto: Site da Pref. Mun. de Santo A. da Patrulha

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Decisão no surf gaúcho


Última etapa do circuito gaúho


A Federação Gaúcha de Surf e a Associação dos Surfistas de Torres (AST) informam que foi transferida a última etapa do Gaúcho de Surf Amador para o primeiro final de semana de dezembro (05 e 06), devido aos acertos necessários para realização de uma etapa com um alto padrão de qualidade, como é de costume de ambas as instituições. 
Por tanto, o prazo para inscrições foi ampliado até dia 03 de dezembro. Quem já havia realizado sua inscrição para o Feelgood Clube Surf AST 2009 deverá confirmar sua presença também até quinta-feira (03/12). As provas serão realizadas no final de semana (05 e 06/12), na praia dos Molhes, em Torres. Ao todo estarão em jogo 2.000 pontos para a decisão do ranking do certame em 12 categorias e mais a Universitária, além de uma premiação de luxo.
O Circuito Gaúcho Amador contabilizará sua décima etapa em grande estilo.
A briga pelo posto de melhor surfista da Open está pegando fogo, Ki Fornari, de Capão da Canoa, está com uma das mão na Taça, pois adquiriu uma larga vantagem nas etapas anteriores. Logo atrás do caponense vem Tiago Braga, atual campeão do circuito, tentando cortar o barato de Fornari, que tem a vantagem de 950 pontos no ranking. Outro que tentará estragar a festa do caponense será Felipe Pedra Martins, que ocupa a terceira colocação do ranking com 1.270 pontos atrás de Fornari e 320 atrás de Braga.
Festa Oficial
Na noite de sábado será oferecida uma grande festa para os integrantes do Feelgood Clube Surf AST 2009 no Bora-Bora, tradicional casa noturna de Torres. Garantindo a diversão estarão a Banda Tábua de Esmeralda com seu Samba Rock e o músico Cachacinha, trazendo o melhor do Surf Músic, na edição da festa a fantasia, chamada de Festa Estranha.
A segunda etapa do Feelgood Clube Surf AST 2009, válido pela décima do Estadual de Surf Amador conta com a apresentação da FUNDERGS, o patrocínio da Feelgood, Prefeitura Municipal de Torres, Trench Town Surfboard e Modamar. O apoio ficou por conta do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Free Surf WetSuits, Central Shape, Gabriel Vicente Surfboards, A.Simões Surfboards, Associação Gaúcha de Surf Universitário, Linha Exata, Clube Surf, Outro Industria, AS net Provedor, Atomic Energy Drink, Programa Surf Rider e PopRock. A realização é da Associação dos Surfistas de Torres (AST) e a supervisão da Federação Gaúcha de Surf.

Fonte e Banner: Site da Federação Gaúcha de Surf

Balneário Pinhal busca projeto de esgotos


Reunião na Corsan

Encaminhar um projeto executivo de esgotos sanitários para o centro do Balneário Pinhal com a maior brevidade possível. Esse foi o objetivo de reuniu o prefeito Jorge Luis de Souza Fonseca com o diretor-presidente da Corsan, Luiz Zaffalon na tarde dessa terça-feira, 17.
O dirigente da Corsan informou ao prefeito que tão logo seja assinado contrato de programa, a empresa vai priorizar a elaboração do projeto executivo de água e esgotos, atendendo a reivindicação do prefeito Fonseca. O prefeito destacou que esse projeto é fundamental para o desenvolvimento do Balneário Pinhal e informou que há indicativo de liberação de recursos federais para execução das obras de esgotos.

Fonte e foto: Site da Corsan

55º Congresso da UGES - Tramandaí


O 55º Congresso Estadual de Estudantes da UGES-União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas acontece neste fim de semana, dias 21 e 22 de novembro em Tramandaí. O Congresso terá como objetivo eleger a nova diretoria e as novas bandeiras de lutas dos estudantes para o próximo biênio. O Departamento Municipal da Juventude juntamente com a ATE-Aliança Tramandaiense de Estudantes esta a frente da organização do evento. Segundo, Wagner Freitas do Departamento Municipal da Juventude, ‘É com satisfação que apresentamos nossa cidade como sede do 55º Congresso Estadual de Estudantes, por ser um dos principais centros de discussões da política estudantil do nosso Estado onde contamos com o apoio da Prefeitura de Tramandaí para garantir toda a infraestrutura para receber os estudantes gaúchos’. O congresso acontecerá na sede do Jeep Clube de Tramandaí, localizado no bairro Parque Humaitá e segundo os organizadores cerca de 1.200 jovens estão sendo esperados para participar do evento.

Fonte: Pref. Mun. de Tramandaí
Banner: Site UGES

Novo curso de bacharelado para o Litoral - Osório



MEC autoriza Ciências Contábeis na FACOS

A Portaria 1.619, divulgada no Diário Oficial da União de 13 de novembro de 2009, autoriza o funcionamento do curso de bacharelado em Ciências Contábeis na Faculdade Cenecista de Osório – FACOS. Além deste, aguarda-se a aprovação dos cursos de Psicologia e Enfermagem.
O curso de Ciências Contábeis abre com 50 vagas por semestre, com aulas à noite e duração mínima de quatro (4) anos. O processo de seleção se dará conjuntamente com os demais cursos, com prova no dia 20 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.facos.edu.br/.

Fonte e Foto: Site Facos

Feirão Power de Veículos - Torres



Nos dias 21 e 22 de novembro, das 9h às 20h, acontecerá o 1º Feirão Power de Automóveis e Motos no Parque do Balonismo. O objetivo deste feirão é proporcionar ao cliente a possibilidade de em um só local poder efetuar a compra ou troca de veículo. Toda a estrutura necessária será montada no local: stands, banheiros químicos, praça de alimentação, despachantes, Detran, recepção, credenciamento, segurança, internet, financeiras, entre outros serviços.

Horário: 9h às 20h
Local: Parque do Balonismo
Contato: Sandra Goulart pelo fone: 8223 2588

Fonte: Site Pref. Mun. de Torres

Governadora inaugura obras no Litoral

Na próxima sexta-feira, 20/11, a partir das 10h, a governadora Yeda Crusius estará no Litoral para realizar o lançamento das seguintes obras:.

- 10h - PALMARES DO SUL
Solenidade de Inauguração da RSC 101, no trecho entre Capivari do Sul a Palmares do Sul (Bacopari).
Local: RSC 101 com RS 776 - acesso Palmares do Sul

- 11h30 min - IMBÉ
Lançamento do Programa de Recuperação Emergencial de Rodovias - Lote 05, que contemplará as rodovias estaduais do litoral norte.
Local: RS 786, (Novo Nordeste).

Sucesso a 6ª Festa de Arrasto - Tramandaí


Sucesso total


Gol Pula Pula

A 6ª edição da Festa de Arrasto realizada no último fim de semana(13,14 e 15) em Tramandaí atraiu um ótimo público para o Centro Municipal de Eventos nas margens da Lagoa do Armazem, local do evento. Segundo o coordenador da equipe de organização do evento, Marcelo Zimmer, mais conhecido como Magal, neste ano, o show com o gol pula pula foi um dos destaques da programação. Magal, diz que já estão sendo pesquisados shows e atrações para 2010. A cada ano os organizadores fazem uma readequação do espaço onde acontecem as manobras e as atrações diferenciadas como os carros de competição, campeonato de som, tuning e rebaixados, a praça de alimentação e festa eletrônica que despertaram a atenção do público tornando o evento um sucesso. A 7ª edição da Festa de Arrasto, será realizada na segunda quinzena do mês de novembro de 2010 e a expectativa é superar a movimentação de público trazendo grandes atrações.

Fonte e Foto: Site da Pref. Mun. de Tramandaí


Novos Conselheiros Tutelares - Imbé



Foram eleitos os cincos novos representantes do Conselho Tutelar de Imbé, que atuarão até 2012. A eleição aconteceu no domingo (15), na Escola Santa Catarina e contou com a participação de 3.518 eleitores.

Os novos membros titulares do Conselho Tutelar são Fabiana de Carvalho Leite, Claudia Raquel Duarte, Joseleine da Silva Barbosa, Vera Regina Casa Nova dos Santos e Josélia Borba Rodrigues.
Ficaram como membros suplentes do Conselho Tutelar de Imbé as candidatas Edna da Silva Fernandes, Sandra Beatriz Pereira Soares, Cícero Antônio de Araújo, Patrícia Dias Alves e Lure Mar da Silva Borba.
Os cinco titulares e suplentes eleitos serão empossados no dia 18 de novembro, no Hotel Fazenda Figueiras. Os novos conselheiros terão como dever, zelar pelo cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eles cumprirão um mandato de três anos.


Fonte e Foto: Site Pref. Mun. de Imbé 

Natal dos bons Ventos - Osório




No próximo sábado inicia o Natal dos bons Ventos no município de Osório, não perca!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

24ª Feira do Livro - Osório

Largo dos Estudantes

Com o slogan Ler é crescer: seja grande!, a 24ª Feria do Livro de Osório que vai ocorrer no Largo dos Estudantes, entre os dias 23 e 29 de novembro, está realizando os últimos preparativos para um dos principais eventos culturais do Litoral Norte. Além de bancas com os principais lançamentos literários adulto e infantil, vão ocorrer palestras com escritores de reconhecimento regional e nacional como o jornalista Caco Barcelos, Içami Tiba, Paixão Côrtes, Letícia Wierzchowski, Fabrício Carpinejar, Carlos Urbim, Vitor Ramil, entre outros.
A patrona da feira, este ano, é a educadora Tereza Gamba que há meses já está divulgando a feira através do projeto Dialogando com a Patrona onde ela visitou escolas e instituições em Osório. O xerife da feira será o historiador e escritor Marco Antônio Velho Pereira. O homenageado nesta edição será o folclorista Paixão Côrtes que além da homenagem virá a feira apresentar um material inédito da década de 50 que mostra o depoimento de pessoas do litoral daquela época falando sobre os costumes e tradições gaúchas.
Além do Largo dos Estudantes, durante a feira será montado um circuito cultural com exposições e atrações em vários locais da cidade como o CTG Estância da Serra, a Câmara de Vereadores, o Espaço Cultural Conceição, o Museu Antropológico, a Biblioteca Pública Fernandes Bastos. Será uma semana em que Osório vai respirar literatura. Agende-se e participe desse importante evento cultural. A programação completa da feira pode ser conferida no site da prefeitura http://www.osorio.rs.gov.br/. Mais informações pelo telefone (51) 3601 2179.
Fonte e Foto: Site Pref. Mun. de Osório